Central da Comunidade
Advertisement

Essa extensão é habilitada por padrão no Fandom

A extensão cite no Fandom permite você adicionar notas de rodapé e referências aos artigos, como essa.[1]

Como usá-la

No Editor visual

Na barra de ferramentas, tem um botão com um ícone de um livro aberto. Clicando nele abrirá um menu dropdown na qual oferece a adição de uma citação de referência básica ou reusar uma que foi inserida previamente.

Em adição, existe a necessidade de inserir a lista de referências em si na págia (pode ser em qualquer lugar abaixo das referências, mas tipicamente ela ficaria no final da página, sob uma seção entitulada "Referências" ou alguma coisa similar). Coloque o cursor na localização desejada, clique no dropdown "Inserir" e escolha "Lista de referências".

No editor fonte

Para criar uma nota de rodapé ou referência enquanto edita no editor fonte, simplesmente coloque o seu texto dentro das tags <ref></ref>. No editor fonte, a primeira frase nessa página se parecerá assim:

A extensão cite no Fandom permite você adicionar notas de rodapé e referências aos artigos, como essa.<ref>Como essa!</ref>

Ao final da página, crie uma seção entitulada "referências", "notas", "citações", etc. e inclua o código <references />. Isso irá criar uma lista ordenada de suas notas de rodapé (veja na parte de baixo da página).

A barra de ferramentas do editor (ambos modo fonte do Editor visual e o editor fonte 2010) também contém um botão para ajudar a gerir as referências mais facilmente.

Referências nomeadas

Uma referêcia específica pode ter um "name" ou "identifier", permitindo referenciar a mesma nota de rodapé mais de uma vez.

No Editor visual, a caixa de dialogo de citação tem uma opção para adicionar um idendificador existente, dessa forma a mesma referência pode ser reutilizada. Apesar de, a opção de reutilização já estar disponível de qualquer forma e o Editor visual irá automáticamente assimilar um identificador a ela case necessário.

No editor fonte, para dar a uma nota de rodapé um identificador único, use <ref name="identificador">texto de rodapé</ref>.[2] Você pode se referir a mesma nota de rodapé novamente usando a tag de referência com o mesmo nome. Observe: o nome não pode contér números, ou ela irá gerar um erro.

Apenas a primeira ocorrência de texto em uma referência nomeada será usada, embora essa ocorrência possa estar localizada em qualquer parte do artigo. Para legibilidade, recomenda-se colocar a nota de rodapé completa primeiro

Para referências idênticas subsequentes, use uma tag que se parece como essa: <ref name="identifier" />.[2]

Quando excluir conteúdos com notas de rodapé, Tenha certeza de não excluir a citação noeada, que contém todas as informações da referência. Isso resultará em um erro para todas as outras referências dependentes dela. Lembre-se de copiar o <ref name="identificador">texto de rodapé</ref> para uma das referências idênticas.

Referências agrupadas

Referências podem ser agrupadas em várias listas.

No Editor visual, a caixa de diálogo da citação permite definir cada referência a um certo grupo. Então, insira uma lista de referências usando o dropdown "Inserir" como explicado acima, selecionne-o e clique em "Editar" no pop-up. Você receberá uma opção para definir que a lista de referências mostre um determinado grupo.

No editor fonte, use <ref group="identificador">texto de referência agrupado</ref>[identificador 1] de forma a assimilar uma referência a um certo grupo, e use <references group="identificador"/> para inserir a lista de referências para aquel grupo.

Todas as listas de referências após todas as referências relativas, do contrário gerará um erro.

  1. Texto de referência agrupado

Citação necessária!

Algumas comunidades usam uma predefinição para sinalizar informações que precisam de citações. Muitas vezes isso significa adicionar um {{fato}} ou {{cite}} logo após o texto em questão.

Para criar uma dessas predefinições, comece uma nova página chamada Predefinição:Fato. Mude para o modo fonte, e cole o seguinte código dentro da página:

<sup><span title="Esta afirmação precisa de referências a fontes confiáveis" style="white-space: nowrap">[''citação necessária'']</span></sup>

...que cria [citação necessária].

Mais diversão com as citações

Eventualmente, você pode querer criar predefinições especificamente para uso em referências para manter a ordem - por exemplo, uma predefinição para endereços da web, outra para referências de livros, etc.

Finalmente, você pode personalizar o próprio design da lista de referências, como dar duas colunas ou reduzir um pouco o tamanho do texto. Isso pode ser feito efetivamente no CSS, usando a classe .references como seletor.

Predefinições de citação

Se sua comunidade lida com um assunto acadêmico, você pode querer ter predefinições de citação padrões. Versões não-Lua dessas predefinições podem ser encontradas em Template:Cite book e Template:Cite journal.

Referências

  1. Como essa!
  2. 2,0 2,1 texto de rodapé

Veja também

Mais ajuda e feedback

Advertisement