É bom para cada comunidade trabalhar e definir diretrizes gerais para como elas trabalham juntas. Isso dá uma linha de base para o comportamento esperado nessa comunidade. Existem algumas diretrizes comuns, como serem educadas ou não vandalizantes, que são padrão na maioria dos sites, mas uma comunidade pode querer adicionar pontos específicos que se encaixam em seu projeto e seus colaboradores.

Muitas das diretrizes comuns são semelhantes às encontradas em qualquer comunidade, seja offline ou on-line, um clube social, guilda de jogos ou equipe esportiva. Muitas vezes eles nem todos pretendem ser regras duras e rápidas, mas proporcionam princípios orientadores para o crescimento da comunidade e a sustentabilidade. Note que a wiki também deve ter regras de wiki e política de bloqueio, que servem uma finalidade diferente do que as diretrizes, mas complementam as diretrizes.

Encorajamos fortemente as comunidades a criar suas próprias diretrizes e regras específicas que se encaixam em sua comunidade e tópico, mas você é bem-vindo para copiar os exemplos abaixo ou link para as diretrizes da Central da Comunidade como ponto de partida para sua comunidade.


Exemplo de diretrizes

Dê um salto correto! Não tenha medo de começar. Qualquer um é livre para editar uma comunidade, então simplesmente clique em "Editar" e comece!

Colaboração é a chave Comunidades são baseadas na ideia de que uma multidão, coletivamente, tem uma maior soma de conhecimento do que apenas um indivíduo. Isso significa que colaborar com outros é a chave para a criação de uma comunidade bem sucedida. Colaboração significa que você trabalha junto para criar, projetar e tomar decisões numa comunidade. Nenhuma pessoa possui ou governa uma comunidade. Pelo contrário, ela é construída, apoiada e de propriedade de todos os membros participantes da comunidade.

Pratique a abertura da mente e assuma a boa-fé A partir do momento que as comunidades estão abertas para edição de qualquer pessoa, os usuários de todos os níveis de habilidade e opiniões são bem-vindos a participar. Assumimos que a maioria das pessoas que trabalham numa comunidade estão tentando ajudá-la, não destruí-la. Se isso não fosse verdade, um projeto de comunidade estaria condenado desde o início. Se você acha que há um problema, é melhor perguntar primeiro ao usuário sobre o problema e em seguida, tomar medidas adicionais, se necessário.

Seja agradável Seja simpático e agradável, não importa onde você esteja. Diga "Olá!" para os outros, ajude onde puder e pergunte aos outros se precisar de assistência. Ser agradável pode simplesmente ter um grande impacto no crescimento e sucesso de uma comunidade.

Boas-vindas aos novos usuários Todo mundo tem que começar de algum lugar, por isso, se você encontrar um novo usuário que por acidente fez uma edição imprópria, seja agradável! É melhor ajuda-lo explicando o que está errado, para que ele possa aprender com você, do que deixar-lhe uma mensagem. Lembre-se do início quando você era um novo usuário e até onde pode ajudar com conselhos amigáveis.

Espalhe a palavra! Uma comunidade é tão forte quanto todos os seus membros. Quanto mais se tem, mais forte (e mais bem sucedida) ela se tornará. Então convide seus amigos, família, colegas e outros interessados. Divulgue no Facebook, Twitter, fóruns, blogs sobre o mesmo tema ou em qualquer lugar onde as pessoas interessadas possam sair.

Peça ajuda Se você está confuso ou precisa de ajuda, basta perguntar! Há muita ajuda em torno de você no Fandom, incluindo nossas páginas de ajuda, fórum, administradores locais e a Equipe do Fandom. Nenhuma pergunta é pequena!

Não plagiar conteúdo Se você está trazendo conteúdo para o Fandom ou retirando-o daqui (ou de outra comunidade), lembre-se de citar os autores corretamente. Não pense que tudo na internet está livre para ser copiado. Certifique-se de que você tem permissão para utilizar determinado conteúdo antes de copiá-lo e siga as regras de atribuição quando você for re-utilizar. Todo mundo gosta de obter reconhecimento pelo seu trabalho árduo!

Não usar uma comunidade para spammear seus próprios links Comunidades são ótimos lugares para construir conteúdo sobre um tema específico, não é um lugar para links de spam para o seu produto mais recente ou para postar material não-relevante. O Spam será removido, então por favor, não adicione-o.

Não alimente os trolls Isso significa que toda vez que você responder aqueles que tentam arruinar sua comunidade, você está dando-lhes o que eles querem. Quanto mais você fizer isso, mais eles retornarão. É melhor ter calma e limitar o contato com vândalos. Quanto menos atenção eles tiverem, maior a probabilidade de que eles sigam em frente. Não entre no jogo dos vândalos, isso torna mais divertido para eles.

Não faça ataques pessoais Não faça ataques pessoais ou postagens de informações pessoais. Comunidades são destinadas a serem um lugar para colaborar com outros temas que você goste. Qualquer página ou comunidade criada apenas para atacar ou ofender outras pessoas será removida. Qualquer conteúdo que viole os nossos Termos de Uso será removido e sua conta pode ser desativada. Isso inclui conteúdo postado em artigos e mensagens para outros usuários.

Não traga conflitos de outros sites para o Fandom Se você está tendo um desentendimento em outro website, trazê-lo para o Fandom não ajudará. Por favor, mantenha o problema onde tudo começou.

Lembre-se sempre que comunidades online envolvem pessoas reais Mesmo estando online, você ainda está em uma comunidade composta por pessoas reais. Comentários desagradáveis, comportamento agressivo e vandalismo afetam pessoas reais. Se você não diria algo pessoalmente para uma pessoa, não faça-o aqui. Se isso quebra nossos Termos de Uso, por favor, não saia dizendo tudo.

Nunca se esqueça de se divertir! Comunidades são lugares para se divertir, conhecer novas pessoas e aprender mais sobre seus assuntos favoritos. Há um trabalho sério para ser feito, mas você deve sempre lembrar e apreciar o que você esta fazendo!

Mais ajuda e feedback

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.