Central da Comunidade
Advertisement

The VisualEditor

Editar no Fandom é tão simples quanto clicar no botão "Editar" em uma página. Ao fazer isso, você será levado a uma página de edição. Aqui é onde você poderá fazer mudanças na página, adicionar informações novas e mídias, corrigir erros ou atualizar a formatação.

A maioria dos anônimos e novos usuários verão o Editor visual. Ele é uma experiência de edição baseada em mostrar a você uma representação visual exata de suas mudanças.
Outros usuários verão um editor de fonte, que suporta edições básicas de fonte wikitexto. Existem dois tipos de editores de fonte:
  • Editor wikitexto 2017 (Editor visual - modo fonte);
  • Editor wikitexto 2010 (Editor clássico).

Dicas rápidas

O botão Editar

  • Uma vez que você é um editor, você pode usar as ferramentas disponíveis para rapidamente adicionar ou remover informações, mudar a formatação, adicionar novas imagens e vídeos, atualizar o leiaute da página, e muito mais! Uma vez que tiver terminado de fazer as suas mudanças, clique no botão "Gravar página" para atualizar a página.
  • Não tenha medo de "quebrar" nada. Todas as edições são armazenadas em um histórico, e se algo sair errado, você pode simplesmente reverter para uma versão antiga.
  • Se você quiser editar uma página sem clicar no botão "Editar", você pode pressionar E no seu teclado (apenas para desktop) e a página vai automaticamente carregar o editor preferido.
  • Ainda não é possível editar pelo Fandom app.

Escolhendo um editor

Configuração Significado
Editor visual Mostra o Editor visual em todas as comunidades.
Editor visual - modo fonte Mostra o 'modo fonte' no Editor visual.
Esse editor também é conhecido como o editor wikitexto 2017.
Editor clássico Mostra o editor de fonte básico em todas as comunidades. Esse editor também é mostrado quando editando páginas de CSS e JS.
Junto com isso, esse editor também é conhecido como editor de wikitexto 2010.

Adicionalmente, os editores alternativos ainda podem ser encontrados sob o botão "dropdown" Editar - por exemplo, você ainda pode acessar o editor de fonte 2017 pelo "dropdown" mesmo se o Editor visual for o padrão.

Usando os editores

Mostrar mudanças, Pré-visualização e Gravar podem ser encontrados na parte inferior da janela de edição.

Quando você está na página de edição, no topo da janela de edição, você pode ver qual editor está usando. Você também pode usar o menu "dropdown" para mudar para outro editor. Seu editor preferido pode ser escolhido em Special:Preferences → Editando → Editor preferido. Se o editor visual tiver sido escolhido em suas preferências, mudando para fonte o levará para o "modo fonte 2017" do Editor visual.

Mais ajuda e feedback

Advertisement