FANDOM


Em Outubro de 2018, o Fandom começou o processo de migração dos domínios wikia.com para fandom.com. Espera-se que esse processo seja completado no começo de Fevereiro de 2019. Essa página destaca os motivos por trás da mudança, Os resultados de SEO das migrações iniciais e a agenda das migrações futuras.

Por que os domínios estão mudando?

A marca Wikia foi mudada para Fandom em Outubro de 2016. A migração de domínio irá completar esse processo. De uma perspectiva SEO, ter o nome da marca e o nome de domínio os mesmos assegura resultados SEO mais fortes pela plataforma. O Google procura por sites que claramente se definem como algo específico. É o caso do Fandom, um site de comunidade baseada fortemente ao redor de tópicos de cultura pop.

Como a mudança impactará na minha comunidade?

As únicas diferenças visíveis que você irá notar são a nova URL e o fato de que quando logado ou não o domínio terá o suporte HTTPS. Os domínios wikia.com existentes serão todos redirecionados para fandom.com, então quaisquer marcações ou links da web continuarão a funcionar como estão.

Além disso, haverá uma queda inicial de tráfego enquanto o Google se adapta à mudança. Felizmente, em nossa migração inicial de 3.200 comunidades em Outubro de 2018, descobrimos que em média o novo domínio fandom.com se saiu melhor que o domínio wikia.com e o tráfego geral aumentou. Esses resultados estão ilustrados na tabela abaixo que mostra dados de antes e depois da migração.

Domain migration results chart

Embora não possamos dividir as visualizações de páginas com vocês, essa tabela representa o trafego na wikia.com (linha azul) e no fandom.com (linha laranja). A linha azul para contas wikia.com é de 28 de setembro a 4 de outubro, cerca de um mês antes da migração e longe o suficiente do Dia do Trabalho (início de setembro nos Estados Unidos) para não distorcer os dados com o tráfego do feriado. A linha laranja para as contas do fandom.com é de 14 de dezembro a 20 de dezembro, cerca de um mês após a conclusão das migrações e ainda antes da típica ascensão do tráfego que ocorre durante as festas de fim de ano.

Como pode ver com esses dados, os domínios que foram migrados para fandom.com estão, em média, se saindo melhor do que quando estavam em wikia.com. O Google favorece o domínio fandom.com devido a sua consistência com o nome da marca, então você pode esperar mais leitores em sua comunidade como resultado da mudança de domínio.

Existem alguns domínios que, infelizmente, não estão tão altos quanto antes. Esse é o resultado de problemas de qualidade de conteúdo ou na arquitetura de conteúdo que são solucionáveis. Se você percebeu uma redução de tráfego a longo prazo em uma comunidade migrada, sinta-se à vontade para nos contatar para obter ajuda.

Esperamos que esse resultado se mantenha verdadeiro nas migrações restantes.

Quais são os próximos passos?

Começado em 16 de Janeiro, nós iremos realizar outro teste com um outro grupo pequeno de domínios. Este será e comunidades com baixo tráfego, mas esse teste permitirá que nós asseguramos que o processo técnico que usamos para as migrações de Outubro continuem a funcionar como se deve. Se essa perspectiva se confirmar, iremos mover para as migrações finais.

Assumindo que o teste vá tão bem quanto esperamos, estaremos movendo o resto das comunidades do Fandom para a nova estrutura de domínio entre 21 de Janeiro e 4 de Fevereiro. Isso é cerca de 350.000 comunidades e completará o processo de migração do fandom.com.

Todas as comunidades irão mover para o Fandom?

Não. Anunciaremos isso de forma mais ampla e detalhada em breve, mas algumas comunidades que não se encaixam bem na definição de fandom.com terão um novo domínio em wikia.org. As comunidades que se deslocam para wikia.org são aquelas que se concentram em assuntos médicos, advocacia, história, política e religião. Exemplos de futuros domínios wikia.org incluiriam cancer.wikia.org, lgbt.wikia.org, world-war-2.wikia.org e bible.wikia.org.

Esse novo domínio reflete o fato de que nem toda comunidade é sobre uma cultura pop, um hobby ou um assunto relacionado ao Fandom, com muitos baseados na criação de consciência ou disseminação de conhecimento sobre importantes tópicos históricos ou sociais. A equipe do Fandom está atualmente criando uma lista de comunidades que serão migradas para o wikia.org, um processo que será continuado durante os meses de janeiro e fevereiro. A migração do wikia.org ocorrerá após o dia 4 de Fevereiro, quando a migração do fandom.com estiver concluída.

Nós não temos planos para liberar a criação de wiki no wikia.org, mas novas wikis criadas no futuro que se qualificam para o wikia.org podem ser migradas pelo Fandom.

Eu tenho uma pergunta que não foi respondida aqui

Se você tiver quaisquer perguntas ou preocupações sobre esse processo que não foram sanadas nesta página, por favor sinta-se à vontade para mandar uma mensagem ao Staff pelo Special:Contact ou diretamente via e-mail para community@fandom.com. Nós faremos nosso melhor para respondê-las para você!

Mais ajuda e feedback

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.