Central da Comunidade
Central da Comunidade

À medida que continuamos a transição das comunidades de nossa plataforma para nossa nova experiência unificada da comunidade (UCX), você agora tem a chance de projetar e testar a aparência de sua comunidade.

Para muitos de vocês, além do tema básico e padrão de cores da wiki, haverá outras coisas para testar e redesenhar. Ajustar a aparência do seu wiki geralmente vai muito além dos padrões e vai para os domínios de uma personalização mais profunda.

Como explicaremos, com o lançamento do UCX, hoje também estamos lançando uma política de personalização atualizada - as regras de como e o que você pode personalizar em sua comunidade. Com base em seu feedback da versão anterior da política de personalização, existem algumas áreas que acreditamos ser capazes de oferecer uma abordagem mais aberta. No entanto, ainda existem algumas regras rígidas e rápidas, preto e branco, que devemos estabelecer. Continue lendo para aprender mais.

Mantendo o equilíbrio

Personalização e identidade da comunidade sempre foram essenciais para a experiência do Fandom. É por isso que a Fandom desenvolveu o UCX com outras personalizações do usuário em mente. Enquanto testamos, exploramos e iteramos a aparência “padrão”, também examinamos comunidades altamente personalizadas e tentamos entender como camadas adicionais de personalizações criadas pelo usuário afetariam a aparência final.

Ainda, embora a personalização seja importante, deve haver limites lógicos no lugar do que pode e não pode ocorrer. Conforme as pessoas se movem de uma comunidade para outra, evoluindo de leitores para editores e fundadores, é importante que eles sejam capazes de pegar o que aprenderam em uma wiki e construir sobre isso. Uma parte importante dessa experiência de aprendizado é ter a interface do usuário e os recursos consistentes - os visitantes devem poder confiar que a interface e os recursos estão nos lugares esperados enquanto se movem pelo Fandom.

A política de personalização abaixo existe para manter esse equilíbrio crítico - personalização e expressão criativa de um lado e consistência e usabilidade do outro. Em particular, esta nova versão da política de customização se concentrará mais fortemente na usabilidade de uma comunidade. Embora estejamos permitindo que mais partes do design sejam modificadas do que nas versões anteriores desta política, seremos mais agressivos em garantir que os leitores com vários níveis de habilidades tecnológicas e físicas possam usar sua comunidade.

Diretrizes gerais

Simplesmente porque você "pode" fazer algo, não significa que você "deve". Embora haja algumas coisas específicas que permitimos e não permitimos listados mais abaixo na página, é sempre uma boa ideia considerar algumas coisas antes de prosseguir com uma personalização.

Designer de temas - Nós criamos muitas opções de personalização em nossa ferramenta de Designer de temas. Ele foi projetado para permitir que você faça alterações de forma rápida e fácil em seu design, sem ter que mexer com códigos CSS/JS complicados. É melhor usar uma ferramenta feita especialmente para o design do site, em vez de ter que configurar o código manualmente, o que pode ter consequências inesperadas.

Discuta as mudanças com sua comunidade. - É sempre importante garantir que sua comunidade participe de uma mudança no design do site. O que parece bom para você pode parecer ruim para os outros. Também é importante considerar se a mudança proposta resolve um problema ou limitação de seu projeto atual. Se não, a mudança é realmente necessária?

Considere a usabilidade. De maneira crítica, lembre-se de que há pessoas que usam seu site que podem ter limitações físicas que podem tornar uma personalização prejudicial à sua experiência de leitura ou edição. Evite confiar no código de cores para incluir indivíduos daltônicos. Certifique-se de que quaisquer fontes ou tamanhos de fonte personalizados possam ser lidos por pessoas com visão deficiente - teste em um leitor de tela quando possível. E a opacidade pode ser desgastante até mesmo para quem tem visão normal.

Considere os tamanhos da tela. Lembre-se de que o design da área de trabalho UCX tem uma largura fluida, portanto, como uma personalização aparece em sua tela pode parecer diferente em outras. Isso é especialmente verdadeiro se você tiver um monitor maior do que a média. Codificar uma mudança CSS para espaçar as coisas de uma determinada maneira na tela pode comprimir ou distorcer inesperadamente a experiência de visualização para outros usuários.

Considere o desempenho. Também é importante considerar que os arquivos CSS e JS consomem tempo computacional e de renderização, especialmente se você estiver carregando uma imagem. Velocidades baixas podem prejudicar seu SEO. Também pode afetar usuários com conexões de largura de banda inferior. Se você precisar carregar imagens usando CSS ou JS, certifique-se de que sejam o de tamanho pequeno e compactado possível.

O que é permitido e o que não é?

É importante observar que todas as políticas a seguir se aplicam a JavaScript e CSS no nível do site (ou seja, código armazenado no espaço nominal do MediaWiki de sua wiki). Você pode continuar a usar seu JavaScript/CSS pessoal da maneira que quiser, desde que não afete nenhum outro usuário. Observe também que, conforme observado na seção anterior, se uma personalização tornar uma parte da comunidade inutilizável, independentemente da “área” que a personalização afeta, solicitaremos que você a modifique ou remova.

Espaço de conteúdo do artigo As comunidades podem personalizar a área de conteúdo de sua comunidade (ou seja, a área da página onde o conteúdo enviado pelo usuário é exibido) conforme desejado.
Elementos básicos da interface e anúncios A interface do usuário e os anúncios são as funções básicas esperadas do site e devem permanecer no local. Por exemplo, um visitante deve sempre ver o botão "Editar" ou o botão "Mudanças recentes" no mesmo lugar e deve funcionar como esperado. Além disso, cursores personalizados não são permitidos. Alguns recursos são opcionais, mas devem ser gerenciados por meio das configurações ou com a ajuda da equipe, em vez de serem removidos via CSS. Isso nos ajuda a rastrear os recursos e obter dados precisos sobre como eles estão sendo usados no Fandom.
Plano de fundo do Site O plano de fundo completo da página pode ser modificado usando CSS para substituir ou complementar a imagem do tipo ”cabeçalho da página”. Outras alterações no plano de fundo não podem forçar o site a ser renderizado em uma determinada largura ou de outra forma modificar a fluidez do layout.
Navegação global Consideramos este um elemento central do site devido ao seu valor para a descoberta cruzada de wikis e como o ponto de entrada para a experiência personalizada do usuário. Como tal, a barra de navegação global do lado esquerdo não pode ser alterada, reposicionada, obscurecida ou afetada de qualquer outra forma.
Navegação no site Menus de nível superior adicionais não podem ser adicionados à navegação local além da funcionalidade permitida por meio da ferramenta de navegação. Itens adicionais em todos os outros menus filhos podem ser anexados conforme necessário.
Cabeçalho do artigo O cabeçalho da página pode ser modificado através do uso de fontes devidamente licenciadas. No entanto, a equipe do Fandom será particularmente pró-ativa na abordagem de quaisquer questões que afetem negativamente a usabilidade desta parte da página e solicitará que você a altere se a considerarmos inutilizável.
Lado direito Elementos e módulos adicionais podem ser colocados no trilho direito, abaixo dos elementos padrão. No entanto, eles não podem empurrar para baixo a colocação do módulo de anúncio nesse espaço.

Veja também

Mais ajuda e feedback