FANDOM


Post escrito originalmente pela Sannse. Leia o post original em inglês aqui.


SadGuy

Há um tempo atrás, me perguntaram sobre assédio online e cyberbullying, como lidar com isso, e como proteger os que são afetados. Eu pensei em compartilhar algumas das minhas opiniões nesse post.

Em qualquer comunidade, há coisas boas e coisas ruins. E quando as coisas são ruins online, elas podem se tornar muito ruins. Elas podem ser comentários desagradáveis, reações agressivas e vários tipos de brigas e conflitos que podem prejudicar uma comunidade.

Mas é claro, até mesmo nas melhores comunidades você encontra problemas. Desentendimentos são parte da vida, e podem ser uma parte saudável da comunidade que está trabalhando para fazer as coisas certas. Mas no passado, nós vimos casos extremos pela internet onde discussões passaram dos limites - às vezes com resultados trágicos. É importante pensar sobre o que você diz, e como você diz. Ser legal com outros faz uma grande diferença online... e offline também, é claro.

Um dos problemas é que as pessoas às vezes não pensam sobre a internet como "vida real". Então eles acham que ser desagradável aqui não importa, e só agem dessa maneira online. Mas isso é só uma extensão do resto das nossas vidas. E o que é dito e feito aqui é real e pode ter consequências bem severas.

Dito isto, nem todas as interações descritas como "bullying" ou "assédio" são essas coisas na verdade. Cyberbullying existe é uma coisa muito séria, mas eu tenho visto comentários leves ou simplesmente discordâncias descritas como assédio - coisas que eu consideraria bem abaixo do nível que precisa de intervenções do staff ou de um admin. O alvo dos comentários pode estar realmente aborrecido ou magoado, mas isso não significa que todos os comentários que aborrecem as pessoas constituem cyberbullying.

Entretanto, se você vir alguém ser atacado, é importante que você defenda o que é certo e diga algo para o bully. Se isso não ajudar, talvez você precise entrar em contato com o staff para que eles avaliem a situação. Talvez eles não vejam a situação da mesma forma que você, especialmente se as ofensas virem dos dois lados, mas nós faremos o nosso melhor para ser justo com todos. Se você entrar em contato, você precisa incluir links que mostram explicitamente o abuso; se você não enviar o link, não temos como saber o que foi dito!

Se você estiver se sentindo atacado, o melhor lugar para começar é falar com a pessoa que te criticou. Se isso não for possível, fale com um administrador da comunidade. Você também deve considerar se afastar da conversa, fazendo outra coisa online ou sem usar a internet por um tempo. Às vezes uma pausa pode te dar uma perspectiva diferente sobre o problema.

E finalmente, se você estiver se sentindo ameaçado ou se a situação ficar muito ruim, você deve falar com um adulto ou alguém que você confia na "vida real". Você também pode entrar em contato com as autoridades locais.

Como eu disse antes, os resultados de cyberbullying podem ser trágicos. Há alguns casos em outros sites onde bullying levou ao suicídio. Isso é raro, mas se você acha que alguém corre perigo de se machucar por causa de cyberbullying ou qualquer outra razão, você precisa falar algo.

Se você acha que alguém está correndo perigo sério e imediato, você deve entrar em contato com as autoridades locais ou, se você tiver menos de 18 anos, fale com seus pais ou outro adulto responsável. Não tenha medo de falar se você estiver realmente preocupado. Se você acha que alguém está correndo sério risco de machucar a si mesmo, isso é uma emergência, e é ok ligar para o 192 (Serviço de atendimento móvel de urgência).

É também bom sugerir que a pessoa ligue para o Centro de Valorização da Vida. Basta discar 141 (veja também http://www.cvv.org.br/).

E claro, você sempre pode entrar em contato quando você estiver preocupado com alguém no Fandom.

Eu devo também mencionar que suicídio e pensamentos suicidas são sempre sérios e nunca devem ser interpretados como piada ou como uma maneira de manipular os outros. Se alguém tenta se mostrar suicida para conseguir o que eles querem ("faça isso ou...") isso é muito ruim e pode ser considerado uma forma de bullying também!

Mas na maioria dos casos, esse não é o motivo e alguém que está falando sobre suicídio provavelmente está realmente angustiado. O conselho acima deve ajudar, e não se esqueça, você sempre pode entrar em contato conosco se algo estiver lhe preocupando.

Nós queremos que o Fandom seja um lugar divertido e seguro para todos. Então, por favor, preste atenção nos que possam estar se sentido atacados e faça a parte em ajudá-los.

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.