FANDOM


Ted Gill é o diretor de Produto e Inovação do Fandom powered by Wikia e está na empresa desde 2014. Ele escreveu este post juntamente com Andrzej Swędrzyński, Vice-Presidente Sênior de Engenharia, que está na empresa desde 2010.

Collaboration Value

Quando o Fandom — naquela época, Wikia (se você ainda se lembra) — foi fundado há mais de dez anos, o objetivo da empresa era reunir pessoas em torno de suas paixões. Durante a criação dos valores da nossa empresa, tornou-se óbvio que não seríamos capazes de definir nossa essência sem incluir Colaboração.

As wikis baseiam-se em torno de colaboração — nós já conversamos sobre isso antes e isto está arraigado no DNA do site. As wikis ganharam popularidade porque uma só pessoa não pode saber tanto quanto muitas pessoas juntas. Isso começou com a Wikipedia, e evoluiu para as muitas milhares de wikis que temos hoje no Fandom. Foi assim que crescemos como o maior site de fãs de entretenimento no mundo.

O que é menos óbvio é como o staff do Fandom colabora diariamente. Ann Watson, Vice-Presidente de Recursos Humanos, falou nisso quando apresentou nossos valores a você. Naquela apresentação, ela mencionou o quão notável é o modo com que nossas operações espelham a própria maneira de execução de uma comunidade. Nós todos temos ideias e backgrounds diferentes e usamos isto para informar sobre nossa abordagem para a resolução de problemas e tomada de decisões. Até mesmo escrever um blog como este é semelhante a editar uma página wiki. Um blog não é apenas visualizado por uma pessoa. Há sempre alguém para revisar e editar um blog para certificar-se de que é o melhor possível.

Um dos melhores exemplos de colaboração pessoal recente é quando decidimos realizar nosso primeiro evento Community Connect em 2015. A ideia era simples: reunir um grupo de 20-30 usuários em nosso escritório de São Francisco e ouvir o que eles tinham a dizer sobre nossos produtos, nossos objetivos para o futuro, e o que queriam do site. Claro, nada é tão simples como parece. Há muita logística no planejamento de um evento assim, então coube a todas as nossas equipes colaborar para realizar o trabalho. A equipe de comunidade teve que convidar todos os usuários. Nosso assistente executivo reservou as passagens e acomodação. Nossos gerentes de escritório tiveram que preparar os escritórios para sediar um evento. Os departamentos de Produto, Marketing, Comunidade, Design e outros, criaram apresentações e sessões de feedback para os participantes. E a lista continua. Todos participaram da organização do evento.

Community Connect 2016 Attendees

Os participantes do Community Connect 2016

O sucesso inaugural da Community Connect deu-nos a oportunidade de expandir ainda mais. Este ano, tivemos um evento em San Francisco e outro em Poznan, na Polônia, onde a maior parte de nossa equipe de engenharia trabalha. Nós também utilizamos grupos de foco e testes conduzidos por usuários, o que proporcionou colaboração adicional ao projeto. Além disso, ter um evento em dois continentes trouxe novos e interessantes desafios logísticos! Isso significou reservar voos e hotéis adicionais (para os participantes e para o staff), portanto nossos gerentes incríveis tiveram que trabalhar ainda mais. Os eventos foram maravilhosos.

Nós já tivemos muitas visitas administrativas em São Francisco, mas nunca tínhamos trazido um grupo de usuários para Poznan antes de 2016. Nossos engenheiros poloneses adoraram conhecer os usuários em seu próprio escritório e, através de suas interações, ficou óbvio que os usuários ficaram empolgados em conhecê-los também. Usuários e administradores tendem a conhecer mais sobre tecnologia do que a maioria das pessoas, então a oportunidade de falar em profundidade com as pessoas que constroem e mantêm o site foi um deleite raro.

É impossível exagerar o quão importante esse tipo de colaboração em pessoa pode ser. Nós sempre colaboramos e conversamos com os usuários virtualmente, seja através de blogs, fóruns ou bate-papo, mas o mundo virtual não é uma experiência verdadeiramente interativa. Ser capaz de realmente ver a pessoa com quem você está falando remove muitas barreiras; você não precisa imaginar seu tom de voz ou saber se ela está sendo sincera. Há uma conexão humana que permite que você fale mais honesta e confortavelmente. É por isso que introduzimos os testes de produtos pelos usuários na Community Connect. Assim os usuários podem dar opiniões sobre nossos novos produtos e ideias. É um processo de valor inestimável.

Há usuários que, ao longo dos anos, estiveram acima e além do esperado em se tratando de colaborar com a equipe do Fandom, e esta colaboração ainda mostra o valor de equilíbrio em ação. Observe os desenvolvedores voluntários, por exemplo. Eles trabalham em correções de bugs no site e até mesmo desenvolvem novas ferramentas. Isso não apenas permite que eles desenvolvam um hobby pessoal, como também desenvolvam suas habilidades e interesses profissionais. Um número de usuários que trabalhou conosco no passado passou a estagiar na empresa e outros até mesmo tornaram-se funcionários em tempo integral.

Nenhuma colaboração seria possível sem a Comunidade — e é esse o valor sobre o qual falaremos com você na próxima semana, quando a nossa série de valores continuar com um post de Jen Burton, Vice-Presidente da Comunidade e William Schulze, Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento de negócios.

Enquanto isso, quais são alguns exemplos de como você colabora em sua comunidade? Por que você valoriza colaboração? Nós já contamos a nossa história, agora conte-nos a sua!

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.