FANDOM


Jen Burton é a Vice-Presidente da comunidade Fandom powered by Wikia e está na empresa desde 2011. Ela escreveu este post juntamente com William Schulze, Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento de Negócios, que está na empresa desde 2012.

Community Value

A maioria dos grandes sites são construídos em torno de um produto ou um serviço. O Google facilita a busca de informações. Facebook e Twitter oferecem plataformas para as pessoas expressarem-se como um indivíduos. Isso é típico da maioria dos sites — mas o Fandom é diferente e muito maior do que apenas um produto ou serviço. É um lugar onde as pessoas se reúnem para trazer suas paixões individuais e conhecimentos para um conjunto maior. Isto representa um privilégio para o staff do Fandom no sentido de capacitar os entusiastas, especialistas e os super-fãs. É por isso que nenhum dos valores do Fandom estaria completo sem a Comunidade.

A comunidade está no centro de nossos valores e de tudo o que fazemos. Estamos constantemente equilibrando as necessidades da Comunidade com as necessidades do nosso negócio. Encontramos novas formas de Colaboração o tempo todo, incluindo a expansão da Community Connect para que possamos ter ainda mais interação com membros da comunidade. Com esses valores em nossa essência, nosso produto torna-se uma ferramenta em vez de ser a parte central do site. Temos ferramentas de edição e publicação que permitem que pessoas de todo o mundo criem conteúdo, e que este conteúdo torne-se parte de uma comunidade maior. São ferramentas como estas que reúnem colaboradores e leitores, mas é sua paixão em participar de uma comunidade que os faz retornar ao site.

Ann Watson e Ted Gill já falaram com você sobre como nossa empresa também atua como uma comunidade. Todos trabalham juntos em busca de objetivos comuns, assim como você faz em suas wikis. Ninguém existe em um silo; é impossível trabalhar aqui sem trabalhar com outras equipes. Nossa equipe de comunidade trabalha diretamente com os departamentos de Produto, Vendas e Marketing para colocar a comunidade no centro das nossas decisões de produto e de negócios. Da mesma forma, se você fizesse parte da nossa equipe de Vendas, você poderia trabalhar estreitamente com as equipes da Comunidade, Editorial (notícias e histórias do Fandom), Marketing e Produto para certificar-se de que as decisões tomadas estão gerando maior valor para o negócio. Este nível de colaboração promove comunidade entre nossos colegas aqui no trabalho.

Em maio de 2014, nós demos um grande passo em direção ao tipo de comunidade que pode existir em nossa plataforma quando adquirimos Huddler, uma plataforma baseada em fóruns, onde os fãs estão envolvidos em torno de temas normalmente não vistos no Fandom. Por exemplo, uma das sete comunidades de fórum, a NikeTalk, começou como um lugar onde as pessoas compartilham o seu amor pelos produtos Nike. Desde então ela passou a ser uma comunidade dedicada e conhecedora de fãs de tênis no mundo. Outra comunidade, a Head-Fi, é o lar dos fãs e entusiastas de equipamentos de áudio de alta qualidade. Os especialistas nesses fóruns se reúnem para compartilhar seu conhecimento e seu entusiasmo por estes produtos.

Para muitos de vocês, este post pode ser a sua primeira introdução ao Huddler, mas você já viu a influência da tecnologia Huddler na nossa plataforma através de nosso novo recurso Discussões. O visual voltado para o usuário em Discussões é um pouco diferente do Huddler, mas sustenta o produto e é muito influenciado pelo software do Huddler. Muitos dos nossos membros de equipe que trabalham em Discussões também já trabalharam anteriormente no gerenciamento da plataforma Huddler. Sem o sucesso das comunidades Huddler, o sucesso contínuo de Discussões não seria possível.

Seja na plataforma central do Fandom ou em nossas comunidades Huddler, esta forma de fazer negócios coloca nossas comunidades em primeiro lugar. Somos capazes de levar a paixão de nossas comunidades para audiências maiores e para mais empresas que reconhecem a imensa influência e experiência que os fãs têm dentro de seus fandoms. Esse tipo de paixão, tanto de nossos fãs e no local de trabalho, não seria possível sem Coração — e esse é o valor sobre o qual estarei falando na próxima semana, quando a nossa série de valores continua com um post de Jon-Paul Ales-Barnicoat, Vice-Presidente do Global Talent e Ann Watson, Vice-Presidente de Recursos Humanos.

Enquanto isso, o que você valoriza mais sobre a Comunidade? Conte-nos suas histórias nos comentários abaixo!

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.