Não, não é uma brincadeira de primeiro de abril. As brincadeiras do dia da mentira não são postadas no blog com cerca de 6 semanas de antecedência.

O erro com o banner não dispensado corretamente foi assinalado para resolução com a equipe de engenharia.

Olá pessoal,

Este blog está surgindo há muito tempo e, para alguns de vocês, é o resultado direto de comentários que deram sobre nossas políticas. O Fandom historicamente se aliou aos administradores quanto à validade de seus bloqueios locais, mesmo que as razões para os bloqueios não sejam justas. Com o início da proibição de wikis duplicados em nossa nova política de criação de wiki, o remédio prescrito para que os usuários criem sua própria wiki sobre o mesmo tópico não é mais válido, pois fragmenta comunidades de editores e leitores. Portanto, a melhor solução de longo prazo era descobrir como podemos lidar com instâncias de administradores ruins.

Por muito tempo, nossa posição sobre bloqueios locais para wikis do Fandom foi melhor resumida pela seguinte frase: os administradores podem bloquear você de uma wiki por qualquer motivo ou sem motivo algum. O remédio para um bloqueio infinito era criar uma wiki concorrente, que prejudicava a comunidade em geral ao dividir os colaboradores, leitores e conteúdo em várias wikis. Na Gamepedia, no entanto, adotamos uma abordagem mais prática para fornecer soluções: além da equipe estar disponível para solicitações de revisão de bloqueio de campo, também tínhamos representantes de wiki atribuídos para cada wiki para ajudar também.

Um dos nossos valores centrais no Fandom é trazer alegria. Alegria em comemorar seus fandoms. Alegria em compartilhar interesses e experiências. Alegria em apoiar um ao outro. Ficar excluído de um interesse comum por um bloqueio injusto entra em conflito com essa missão, então estamos tomando medidas para mudar isso.

Embora a abordagem totalmente prática da Gamepedia com um representante de wiki para cada wiki não seja algo que possamos escalar para todo o Fandom, a opção de revisão da equipe para bloqueios injustos da Gamepedia é um bom meio termo. Para chegar lá, precisamos de um padrão de justiça. Cada wiki precisa ter suas regras locais definidas e facilmente encontradas, para que os usuários entendam o que se espera deles e os bloqueios possam se originar de um local de consequências justas.

A política

A fim de garantir que todos os contribuidores bem-intencionados tenham a oportunidade de contribuir, a partir de 1º de abril, às seguintes regras de wiki e política de bloqueio serão promulgadas globalmente e todas as wikis serão obrigados a segui-las:

  • As regras para suas wikis devem ser definidas e facilmente encontradas. Essas regras não devem violar os termos de uso do Fandom ou ser excessivamente restritivas.
  • Os bloqueios só podem ser emitidos por violações das regras declaradas ou dos termos de uso do Fandom.
  • Os membros da comunidade devem ser tratados com respeito. Abusar do status de administrador para assediar outros membros da comunidade não será tolerado
  • As violações desta política podem resultar na perda dos direitos do usuário local e, em casos extremos, ação disciplinar adicional

Em última análise, as wikis pertencem às suas comunidades, não a um administrador, burocrata ou mesmo ao fundador. Um administrador tem muitos direitos de usuário adicionais na wiki, mas não o direito de intimidar outros membros da comunidade com suas autoridades locais ou mesmo excluí-los totalmente sem um bom motivo.

Se você é um bom administrador que emite bloqueios por motivos legítimos (e 99% de vocês são bons administradores), a única mudança que irá afetá-lo pode ser aquela que requer uma página de regras útil para sua(s) wiki(s).

Esta política visa garantir que o bloqueio esteja firmemente vinculado às regras para que os usuários possam entender qual comportamento da wiki é aceitável e que bloqueios fazem sentido. A intervenção da equipe acontecerá quando houver um problema contínuo de bloqueios não relacionados às regras que você criou para a comunidade.

Os bloqueios devem ser emitidos para fazer cumprir as regras de boa fé, não como sua primeira reação a um novo usuário sério que encontra sua comunidade e talvez cometa alguns erros em seus primeiros compromissos. A educação deve ser sempre a primeira reação para tal situação. Vincular a sua página de regras com um aviso é um ótimo primeiro passo quando você encontra um novo editor ansioso que não está fazendo as coisas direito, mas que pode se tornar um contribuidor fantástico.

Para obter mais informações sobre como configurar boas regras para seus wikis e como as apelações devem ser tratadas, visite a nova página de ajuda para esta política.

Para resumir as coisas

Essa mudança de política é o resultado de muitos comentários do usuário. É mais um resultado primeiro da comunidade de ter conversas valiosas com usuários de todos os níveis de experiência em todos os diferentes tipos de comunidades de wiki. Quero agradecer especialmente ao conselho da comunidade e à Gamepedia Fellowship por trabalharem na apresentação da política com o Fandom. A ajuda deles tornou essa mudança possível.

No final do dia, se você é um administrador de wiki justo que estabelece regras claras e as aplica de forma consistente, você não precisa mudar nada. O foco aqui é criar uma cultura de definição de regras e bloqueios claros com base nessas regras.

O Fandom não fornece uma plataforma para intimidação ou abuso de poder, e esta política é mais uma concretização desse compromisso com nossas comunidades.



Eduardo Addad de Oliveira Helper

Eduardo é o responsável pela administração do idioma português no servidor Fandom/Gamepedia no Discord e manter as notícias da Fandom em português. Fora da Fandom, ele edita a Minecraft Wiki em português e Openstreetmap

Deseja manter-se atualizado sobre os últimos lançamentos de recursos e notícias da Fandom? Então clique aqui para seguir este blog.

Deseja receber suporte da equipe e trocar ideias com outros usuários ? Junte-se ao nosso servidor oficial do Discord para editores registrados!.

Nota (da página de ajuda): Esta política não é retroativa e não será aplicada a bloqueios mais antigos.

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.