FANDOM


Este é o nosso último blog de recursos detalhados antes do primeiro lançamento da Plataforma da Comunidade Unificada, que será nesta quarta-feira, 11 de março - apenas para novas wikis! As wikis existentes continuarão hospedados nas plataformas legadas da Fandom e Gamepedia até iniciarmos as migrações, dependentes da Plataforma da Comunidade Unificada com a funcionalidade exigida por essas wikis.

Este blog se concentra no editor da Fandom, que está recebendo uma atualização maciça da plataforma atual. A Gamepedia não é afetada por essa alteração na Fase 1, pois a plataforma já possui o MediaWiki 1.33.

QUE DIFERENÇA VÁRIOS ANOS PODE FAZER!

Quando a Plataforma da Comunidade Unificada for lançada, a experiência do editor será aprimorada consideravelmente à medida que avançamos para o Editor de 2017 da Fundação Wikimedia (WMF). Pegamos esse novo editor (com seus modos visual e de origem) e atribuímos a ele um design para melhorar a usabilidade e imbuí-lo com a sensação do Fandom, que chamamos de Fandomization.

Aqui está uma maquete do design, com uma página minha favorita da Wookieepedia:

Visual Editor - Dropdowns

Como você pode ver, o Editor visual é melhorado em comparação com a versão herdada. Ele coloca poderosas ferramentas de edição que qualquer pessoa pode usar ao seu alcance. Renovamos a barra de ferramentas para mostrar as principais interações de edição, algumas das quais estavam suspensas anteriormente. Isso garante que os editores possam descobrir com facilidade e acessá-los rapidamente quando necessário.

Você percebeu que é uma experiência modal? Isso mesmo, a experiência de carregamento do editor agora é padronizada para não exigir um carregamento de página separado, o que é ótimo para pessoas com limites de dados. Ele também oferece mais espaço para edição para ajudar você a se concentrar na tarefa em questão e reduzir a quantidade de rolagem. Para finalizar, adicionamos atalhos para ferramentas adicionais do editor, como O que links aqui e alterações relacionadas, por isso, ao entrar no editor, você tem tudo o que precisa para concluir sua tarefa!

Alternar entre os Editores Visual e de Origem é tão simples quanto um clique suspenso, trazendo usuários mais avançados para a experiência de formatação de wikitexto que amamos.

Source Editor

Não se preocupe, o Editor de código-fonte possui fonte monoespaçada e destaque de sintaxe. Isso é apenas uma maquete de design.

Estas simulações representam a nossa primeira passagem sobre o novo editor. À medida que os usuários colocarem as mãos nas ferramentas e trabalharem com eles, avaliaremos seus dados de feedback e uso para fazer melhorias.

E O EDITOR MÓVEL?

O editor móvel é algo pelo qual estamos SUPER entusiasmados com a Plataforma da Comunidade Unificada. Como mencionamos no ano passado, nossa pesquisa com usuários indica que a edição móvel é um ponto de entrada fantástico para novos editores, com 34% dos editores da Gamepedia relatando que sua primeira edição foi em um dispositivo móvel. A mesma pesquisa também revelou que, embora atraia novos editores, a experiência de edição móvel não é muito boa. Nós precisamos fazer melhor!

Nós estamos realmente nos dedicando à experiência de edição móvel, por isso NÃO estará disponível no UCP com o primeiro lançamento. Teremos uma série de comunicações separadas assim que tivermos mais a compartilhar sobre o editor móvel, incluindo simulações e outros detalhes pertinentes. O editor para dispositivos móveis será lançado algum tempo depois que as wikis da Fandom da plataforma herdada começarem a migrar para o UCP.

O editor de tablets, no entanto, estará disponível quando o novo estágio da wiki do lançamento do UCP começar na quarta-feira! Aqui está uma olhada nisso:

Visual Editor - Tablet Portrait

ATUALIZAÇÃO NO WIKIEDITOR

Na primeira atualização do UCP de 2020, mencionei que planejávamos trazer o WikiEditor focado na fonte para a Plataforma da Comunidade Unificada em uma versão posterior. Por contexto, o WikiEditor é o editor de 2010 da Fundação Wikimedia, um editor específico de fontes que está atualmente em uso na Gamepedia. No momento, estamos investigando se podemos criar a funcionalidade avançada dessa ferramenta no modo de origem do Editor de 2017 que estamos implantando na quarta-feira.

O Editor de 2017 tem uma arquitetura mais moderna, desenvolvimento ativo do WMF, e descobrimos que ele é facilmente extensível além de sua funcionalidade principal. Se pudermos resolver a mesma funcionalidade avançada do WikiEditor em nossa implantação do Editor de 2017, podemos decidir descartar completamente a implantação do WikiEditor, pois isso liberaria nossas equipes para trabalhar em outros projetos para melhorar a experiência do wiki.

NO FINAL…

...a melhor maneira de aprender sobre o novo editor é experimentá-lo em primeira mão. A atualização para a experiência de edição é bastante significativa e não podemos explicar completamente todas as alterações em uma postagem no blog; portanto, quando o UCP é lançada para novas wikis, recomendamos que você mergulhe em uma wiki do UCP e brinque com o novo editor .

No dia do lançamento, teremos até uma wiki sugerida para você explorar!

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.