Olá pessoal,

Algumas semanas atrás, demos a você a primeira amostra amplamente pública do Fandom Desktop, a unificação das experiências de desktop do Fandom e da Gamepedia. Nessa prévia, dobramos nosso compromisso do Community Connect em transparência e análises mais aprofundadas das mudanças muito antes de elas acontecerem. Na continuação desse compromisso, vamos recapitular como as páginas do artigo estão mudando com o FandomDesktop, com alguns insights adicionais sobre como alcançamos essas mudanças.

Indução

Quando falamos sobre as wikis serem a experiência central do Fandom, os artigos são o núcleo dessa experiência central. É nisso que você se concentra como criadores e é por isso que a grande maioria dos leitores visita as suas wikis. A grande maioria das visitas as suas wikis começa com alguém clicando no link de um resultado de pesquisa da página de um artigo. Como tal, começar com maneiras de aprimorar essa experiência, tanto para leitores quanto para editores registrados.

Resolvendo para múltiplos casos de uso

O Fandom e a Gamepedia hoje têm uma diferença fundamental de design quando se trata de apresentação de conteúdo. O tema Oasis do Fandom apresenta todo o conteúdo do artigo em um design de largura padrão, que se provou melhor para a leitura de texto, conforme confirmado por pesquisas da Fundação Wikimedia e IBM. O tema Hydra da Gamepedia apresenta o conteúdo do artigo em uma visão mais ampla que é melhor para se envolver com as tabelas de dados pesados utilizadas por tantos de seus jogos focados em fabricação e saque, como mostrado pela Official Path of Exile Wiki sendo quase uma segunda tela essencial experiência para jogar o jogo.

Para editores conectados na Gamepedia, é uma experiência ainda mais ampla, pois a grade de anúncios desaparece. Além dos casos de uso existentes em suas respectivas plataformas, também recebemos bastante feedback de usuários do Fandom ao longo dos anos, desde que o Oasis lançou que, embora a visualização da largura padrão seja ótima para alguns conteúdos, nem sempre é ideal e eles gostaria de uma experiência mais ampla, se possível. Sabíamos que precisávamos encontrar uma boa maneira de satisfazer os dois extremos desse espectro de uso, então essa foi a nossa abordagem ...

ANON - Default.png

Esta é a aparência da visualização desconectada padrão no FandomDesktop para o Zelda Wiki. No momento, Zelda Wiki é uma comunidade combinada de Fandom e Gamepedia que atualmente utiliza o design da Gamepedia como resultado do Projeto Crossover. Você notará que há um botão de aparência de tela cheia flutuando no canto superior esquerdo da área de conteúdo do artigo, acima de um índice e botão de edição. Esse é o botão de alternância de largura e é uma das duas grandes mudanças para visualização de artigos no FandomDesktop. Ele pega a visualização de largura padrão que é ideal para leitura focada e a expande para uma visualização de largura total, que se ajusta à largura disponível de seu navegador e é melhor para a experiência do usuário.

ANON - Expanded.png

Isso é o que parece na largura total. É muito mais amplo do que a experiência atual do Fandom e comparável à experiência desconectada da Gamepedia. Conforme a web evoluiu, os tamanhos dos monitores também evoluíram, então, ter uma largura padrão "tamanho único" em uma era de tantas opções de monitores diferentes significava que não estávamos atendendo adequadamente aos nossos leitores, então agora estamos fazendo isso da maneira certa .

Quer voltar para a largura padrão? Pressione o botão de alternância novamente e isso muda a largura. Simplesmente funciona.

Os leitores detalhistas do blog certamente notaram que eu disse que a alternância de largura total é uma das duas grandes mudanças que estamos fazendo para visualizar as páginas dos artigos. Então, qual é o outro? Bem, para editores conectados, estamos adicionando uma segunda opção para controlar sua experiência de visualização. Tanto por preferência global quanto por alternância na página, os editores logados terão a opção de ocultar a barra direita nas páginas do artigo, expandindo a área de conteúdo para um pouco mais ampla do que a visualização conectada na Gamepedia hoje.

Logged In - Collapsed Right Rail.png

Como eu disse, você pode fazer isso por meio de uma preferência do usuário ou clicando na alternância de seta no canto superior direito da página do artigo. Essa opção vem como resultado do feedback direto do Community Council, da Gamepedia Fellowship, dos editores do Fandom e da Gamepedia em entrevistas individuais de pesquisa de design e dos participantes do Community Connect. Os editores queriam a opção de ver o máximo de espaço de conteúdo possível e, diante de um feedback tão unido e acionável, a decisão foi fácil para nós.

Este é um privilégio de usuário conectado. O trilho direito é um veículo de propaganda para usuários desconectados, portanto, a alternância não é algo que possamos estender além dos usuários conectados. Isso corresponde ao design da opção de largura total da Gamepedia, que está disponível apenas para usuários conectados.

No final do dia, queremos agregar muito valor do trilho certo para todos os usuários. É um ótimo lugar para descobrir ferramentas de edição e descoberta. Isso é algo que buscaremos após o lançamento do FandomDesktop, quando mergulharmos em mais projetos em novas ferramentas de editor, aprimoramentos de pesquisa, novos caminhos para descoberta e algumas coisas que ainda não posso nem provocar. Uma vez que o valor adicional no trilho certo não vem com o lançamento do FandomDesktop, fazer você manter o trilho certo na promessa de alguma utilidade extra futura indefinida não era a escolha certa. A agência do usuário é o jogo aqui. Se você optar por desativar o trilho direito, queremos ganhar aquele clique de você para ativá-lo novamente e se envolver com o novo material que colocaremos lá mais tarde.

Os botões

Adicionamos duas ferramentas de página persistentes que o seguem em um estado de rolagem: Índice e Edição de página.

Nossa equipe de design realizou testes de mapa de calor das páginas do artigo, o que indicou que, embora ter o Índice no topo da página seja um design lógico, ele não atende a todos os casos de uso na prática e, na verdade, adiciona mais rolagem para um usuário experiência. Qual é a primeira coisa que alguém faz quando acessa a página de um artigo? Eles começam a rolar e passam direto pelo Índice. Se eles estiverem em uma página longa e precisarem de ajuda para navegar, eles terão que rolar de volta até o ToC.

Como estreou pela primeira vez com a experiência FandomMobile, o botão persistente Índice permite que você acesse a navegação do artigo rapidamente a partir de qualquer ponto de uma página, o que é particularmente útil para páginas longas como a página de Link. Não há mais necessidade de rolar todo o caminho de volta para o Índice. Basta pressionar o botão e ele aparecerá como um elemento de navegação. Chega de rolar de volta para cima para chegar ao índice da página de Jon Snow (uma das páginas em que fizemos o mapeamento térmico).

ANON - Scroll ToC.png

Como eu disse, isso veio originalmente do trabalho no FandomMobile. Sabíamos no início desse trabalho que queríamos ter o Índice como um elemento persistente que rola com você para uma melhor navegação na página, uma vez que a experiência de ter que rolar de volta para o topo para a navegação é ainda pior quando você está em uma tela sensível ao toque. Ao projetar a experiência do FandomMobile, passamos por algumas iterações diferentes antes de chegarmos ao botão ao lado que você vê ao vivo no site móvel hoje. Uma das primeiras explorações envolveu uma barra de ToC seguindo você pela página, mas não gostamos da quantidade de conteúdo que ela cobria, especialmente em telefones. O pequeno botão ao lado, flutuando na borda da área de conteúdo, fazia mais sentido e levamos esse design para o nosso trabalho no FandomDesktop. Não só fazia sentido do ponto de vista da continuidade, mas com o botão de expansão de exibição e o botão de edição de página, ter uma configuração diferente para um ponto de entrada de ToC persistente seria algo inadequado para nossos usuários.

A edição

Outra mudança visual perceptível são as chamadas à ação do cabeçalho do artigo para Editar e Comentários, alteradas de um estilo de botão para uma abordagem apenas de ícone. A intenção aqui era deixar o conteúdo brilhar e apresentar uma experiência envolvente para nossos leitores. Para ajudar com isso, reduzimos a pegada visual de recursos secundários, que permitiram que o conteúdo realmente viesse para o primeiro plano como nunca antes. Em seguida, verificamos cuidadosamente alguns componentes que ajudariam o leitor a se movimentar pela página, mas ainda focados em manter a menor pegada visual possível para que não competissem com seu conteúdo.

O botão Editar página é um dos dois pontos de entrada do editor de página inteira no design da página do artigo do FandomDesktop. Há uma entrada tradicional de Edição de página no canto superior direito da página, mas agora você também pode entrar na experiência do editor de página inteira em qualquer lugar da rolagem da página. Como um editor conectado, você ainda tem acesso aos pontos de entrada de edição de seção em toda a página, mas este ponto de entrada fixo adicional oferece melhor acesso à experiência completa onde quer que esteja.

A visibilidade do botão Editar página depende da permissão do usuário em questão para editar a página que está visualizando. Por exemplo, um usuário desconectado em uma wiki com edição anônima desabilitada nunca verá o botão Editar Página. Da mesma forma, um editor conectado visualizando uma página que está protegida apenas para que os administradores editem não verá o botão Editar Página.

Resumo

Este blog foi anunciado como uma análise de como as páginas dos artigos estavam mudando e, se você esperava que faríamos grandes mudanças no conteúdo, fico feliz que sua expectativa foi subvertida. O conteúdo em si? Simplesmente funciona. Quando os usuários clicam em um link de resultado de pesquisa do Fandom, eles esperam ver um índice, uma caixa de informações e links para outras páginas. Isso não está mudando. As páginas do artigo continuam a ser o núcleo da experiência central que todos conhecem e amam e, como bônus, encontramos novas oportunidades para tornar a experiência do conteúdo melhor e com mais opções do usuário.

Além das grandes mudanças nas seleções de largura e controles de página, também estamos aprimorando um pouco a página inteira do artigo. Estamos fazendo mais uso dos componentes padrão do MediaWiki, que estão em uso na Gamepedia hoje e muito mais atualizados do que seus equivalentes do Fandom. Também estamos expandindo nosso uso de temas de interface de usuário orientada a objetos, o que torna a experiência mais moderna. E também estamos aplicando o Theme Designer a mais componentes.

Tivemos a combinação perfeita de feedback nos dizendo algo e uma oportunidade de fazer isso: resolver para mais casos de uso de consumo de artigos que o Oasis ou o Hydra abordam por conta própria, enquanto também atualiza a experiência familiar.

Tema Opções de usuários desconectados Opções de usuários conectados
Oasis Padrão com trilho Padrão com trilho
Hydra Completo com trilho Completo com trilho
FandomDesktop Padrão com trilho

Completo com trilho

Padrão com trilho

Completo com trilho

Padrão com trilho

Completo com trilho

PRÓXIMOS PASSOS

Há muito mais para cobrir como parte do trabalho do FandomDesktop (e além!), Então fique atento aos blogs sobre personalização e Designer de temas, navegação global e navegação local, ferramentas de edição e o que estamos fazendo com a barra de ferramentas inferior.

Nesse ínterim, comece a contagem regressiva até obter largura total e modo Ultrawide, como estou chamando de experiência completa. O FandomDesktop está disponível para teste no final desse outono, com as migrações de wiki existentes acontecendo neste verão.

Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários! Também fico feliz em responder a quaisquer perguntas que eu puder sobre o que você viu aqui.

Se você gostaria de ler a pesquisa da IBM, aqui está olink.



Eduardo Addad de Oliveira Helper

Eduardo é o responsável pela administração do idioma português no servidor Fandom/Gamepedia no Discord e manter as notícias da Fandom em português. Fora da Fandom, ele edita a Minecraft Wiki em português e Openstreetmap

Deseja manter-se atualizado sobre os últimos lançamentos de recursos e notícias da Fandom? Então clique aqui para seguir este blog.

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.