Atualização (4 de março): As wikis restantes da Gamepedia estão começando suas migrações em breve.

Olá, pessoal

Eu queria dar a vocês uma atualização sobre como foi o o teste de migração de domínio da Gamepedia para Fandom e quais são os próximos passos para este trabalho.

Desde a migração inicial das wikis no grupo de teste em novembro, temos monitorado o efeito da migração no tráfego de entrada para essas wikis no Google. Como um lembrete para o contexto, o conjunto de migração inicial incluiu wikis onde o Project Crossover foi amplamente concluído e as wikis afetadas para arquivamento com <nome da wiki>-archive.fandom.com tiveram pouco tráfego.

Ao monitorar os movimentos nas primeiras cinco semanas, notamos que wikis da Gamepedia ativos e estabelecidos que se moviam para URLs do Fandom retinham seu tráfego sem muitos desvios, o que é um bom sinal para o cronograma inicial do movimento. Quando mudamos os URLs da Wikia para os URLs do Fandom, vimos uma queda inicial seguida por um período de recuperação, mas não é o caso desta vez. Uma descoberta realmente boa entre tudo isso é que wikis menos estabelecidas viram aumentos substanciais no tráfego como resultado da migração do domínio, tanto que distorceram a mudança percentual média dramaticamente, para + 74% na quinta semana.

Também vimos que a mudança de algoritmo do Google lançada durante a primeira semana de monitoramento e totalmente implantada no final da terceira semana foi benéfica para o domínio Fandom, com uma tendência positiva de todos os aspectos dos dados de teste de migração.

A única desvantagem que observamos foi que as wikis que mantinham as URLs principais do Fandom que migraram para novas URLs de arquivo para abrir caminho para suas contrapartes da Gamepedia mais estabelecidas perderam tráfego significativo. Este é um fenômeno que buscamos corrigir com um novo processo de execução de migrações com conflitos de domínio.

A partir desta semana, faremos um segundo teste para ver como podemos reter o máximo de tráfego possível para wikis no Fandom que se movem para um estado de arquivo. Em vez de fazer as duas alterações de URL simultaneamente, faremos um redirecionamento da URL principal do Fandom para a URL do Fandom de arquivo por um determinado período e, em seguida, moveremos a URL da Gamepedia para a URL principal do Fandom. Isso nos permitirá ver se podemos “ensinar” o algoritmo do Google que o conteúdo do Fandom foi movido para uma nova casa e ajustar de acordo antes de movermos o URL da Gamepedia.

O novo processo:

  1. Wiki no Fandom abre mão do URL principal do Fandom com um redirecionamento para o novo URL do arquivo
  2. Um determinado período de tempo passa para permitir que o Google ajuste
  3. A wiki na Gamepedia muda para o URL principal do Fandom

Como dissemos antes, o funcionamento interno do algoritmo do Google é um segredo bem guardado e entendemos os efeitos das alterações que fazemos por meio de testes. Estamos bastante satisfeitos com a forma como as wikis ativas da Gamepedia reagiram à migração de domínio, bem como a forma como a mudança do algoritmo de dezembro nos afetou positivamente em todo o tabuleiro, mas o refinamento da abordagem nos permitirá ter mais confiança em nosso processo e nos resultados.

Observe que estamos cientes do erro da Central da Comunidade que impede você de fazer comentários no blog e estamos trabalhando para resolvê-lo.



Eduardo Addad de Oliveira Helper

Eduardo é o responsável pela administração do idioma português no servidor Fandom/Gamepedia no Discord e manter as notícias da Fandom em português. Fora da Fandom, ele edita a Minecraft Wiki em português e Openstreetmap

Deseja manter-se atualizado sobre os últimos lançamentos de recursos e notícias da Fandom? Então clique aqui para seguir este blog.

Deseja receber suporte da equipe e trocar ideias com outros usuários ? Junte-se ao nosso servidor oficial do Discord para editores registrados!.

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.