FANDOM


Header.Atualizacao.Tecnica

Com a chegada da atualização desta quinta-feira, dia 3 de novembro de 2016, as comunidades que utilizam a extensão Semantic MediaWiki (SMW) receberam a versão 2.4.1 do recurso. Esta é uma atualização importante - indo da versão 1.8 (e da 2.0 em comunidades selecionadas) para a atual. Portanto, estamos preparando algumas notas de lançamento referindo-se especificamente a esta extensão.

Melhorias de Performance

Primeiramente, é importante notar que a motivação principal por trás desta mudança foi aumentar a performance técnica. A SMW é uma ferramenta bastante cara tecnicamente, embora que os desenvolvedores desta ferramenta mereçam vários créditos por reescrever constantemente partes do núcleo do código a fim de incrementar a performance. A mudança principal ocorreu na versão 1.9, a qual forçou wikis a entrar num novo esquema de banco de dados chamado "SMWStore3", um esquema melhor desenhado, mais escalável, facilmente indexável, e acessível por meio de controladores de função melhorados. Os testes iniciais usando SMWStore3 mostraram um incremento na performance do carregamento médio de página entre 40% e 60%.

A versão 2.0 também apresentou um aumento significativo na performance devido a adições posteriores de testes de unidade e uso mais efetivo de espaços nominais PHP na base de código. A versão 2.2 reduziu o número de páginas nas quais os arquivos JavaScript e CSS da extensão eram carregados e apresentou uma melhora no suporte a jQuery.

O Fandom não está sendo capaz de oferecer a extensão Semantic MediaWiki às comunidades que já não a tenham instalado desde 2013 por causa do elevado custo técnico. Por favor, perceba que essa política não mudará por enquanto.

Melhorias na Funcionalidade

Abaixo, está uma lista de melhorias na funcionalidade e mudanças incluídas nesta atualização. Esta lista não inclui todas as mudanças. Registros completos de alterações podem ser encontrados no site da Semantic MediaWiki. Para sermos breves, selecionamos as mudanças mais notáveis e incluímos a versão do lançamento se você quiser ver mais informações.

  • A propriedade "String" agora é um apelido para Text e não possui mais restrições de tamanho (1.9)
  • Special:Properties agora possui um formulário para pesquisar preferências definidas pelo usuário (1.9)
  • Adicionada a página Special:Concepts que lista conceitos disponíveis (1.9)
  • Adicionado +sep= como um separador de valores múltiplos para as funções de parsing #set e #subobject (1.9)
  • Os links de "Further result" agora possuem suas próprias classes CSS para personalização (1.9)
  • Adicionado parâmetro de nota para função de parsing #info (1.9)
  • Classes CSS foram adicionadas para melhorar e personalizar a página Special:Ask (1.9.1)
  • As predefinições Intro e Outro agora podem herdar informações da pesquisa (1.9.2)
  • O suporte para sub-objetos foi adicionado para a exportação RDF (2.0)
  • Conceitos agora podem ser aninhados numa página wiki (2.1)
  • A interface da página Special:SearchByProperty foi melhorada (2.1)
  • Habilitado escape por ponto-e-vírgula para valores de Type Record (2.1)
  • Adicionado suporte de predefinições para a função de parsing #set (2.2)
  • Adicionada uma regra CSS para distinguir visualmente links de sub-objetos de links "normais" (2.3)
  • O suporte de predefinições de #set agora inclui um parâmetro do último elemento adicionado automaticamente (2.3)
  • Estendido o padrão de busca ~* para permitir pesquisas como [[Has telephone number::~*0123*]] e [[Has email::~*123.org]] (2.3)
  • O formato de resultado de categoria agora admite columns=0, que permite uma seleção automática de contagem de colunas (2.3)
  • Adicionado suporte para os comparadores ~ e !~ para valores do tipo data (2.3)
  • Adicionado suporte para conteúdo multilíngue (2.4)
  • Agora é possível especificar qual posição uma unidade personalizada deve ter nas anotações Corresponds to. Isso significa que você pode especificar [[Corresponds to::€ 1]] em vez de [[Corresponds to::1 €]] (2.4)
  • Agora você pode especificar a precisão utilizada para exibir propriedades numéricas (isto é, as do tipo Número, Quantidade, Temperatura). Isso pode ser feito usando a propriedade Display precision of. Você pode anular a precisão de visualização ao consultar #ask, usando -p<digit> (2.4)
  • Formatação de data e hora estendida pelo suporte ao formato DateTime do PHP (2.4)

Como Você Pode Ajudar

O Fandom tem feito testes extensivos nesta funcionalidade e, como parte da atualização, tem um armazém de dados wiki reconstruído incluso. Isso significa que quaisquer páginas eliminadas, redirecionadas ou "perdidas" que possam ser exibidas em pesquisas (o que foi uma reclamação comum em versões anteriores da SMW) não deverão mais aparecer.

Assim, esta atualização está sendo lançada com a confiança de que as mudanças devam ser "invisíveis" ao usuário. As pesquisas e propriedades devem seguir tendo os mesmos resultados na quinta-feira, como ocorreu na quarta. Não há nenhuma mudança extrema conhecida nesta atualização – ou seja, não houve nenhuma alteração ao código que possa exigir que um usuário deva reescrever uma página, propriedade ou pesquisa para que passe a retornar o resultado esperado de novo.

Entretanto, devido à natureza desta atualização, é certamente possível que bugs menores possam aparecer. Os usuários das wikis possuem um conhecimento do conteúdo mais profundo que a equipe técnica. Por exemplo, enquanto que um engenheiro pode supor como a extensão deve funcionar na Yu-Gi-Oh Wiki, simplesmente não poderá ser capaz de perceber se há dados antigos aparecendo na página Blue Eyes White Dragon.

É por isso que é importante que os membros da comunidade deem uma olhada mais de perto em suas páginas nas próximas semanas e reportem quaisquer bugs para a staff. Como é usual, por favor acesse a página Special:Contact para deixar a equipe técnica a par de qualquer informação incorreta.

Quer ser notificado sobre as atualizações técnicas quando elas forem postadas? Então clique aqui para seguir este blog.

Atualizações técnicas recentes
12 de julho de 201710 de julho de 20175 de julho de 20173 de julho de 201728 de junho de 2017Arquivo
O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.