FANDOM


Se você não leu o blog sobre a Atualização para um MediaWiki moderno, por favor faça-o antes de ler este aqui

Olá a todos!

Hoje estamos fazendo um anúncio importante e estabelecendo um contrato de longo prazo com você, a comunidade.

Em 2016, anunciamos que a Wikia seria renomeada como Fandom powered by Wikia, uma mudança para estabelecer que a plataforma era mais do que uma experiência wiki tradicional. A decisão sobre a marca, embora em última análise fosse correta, estava incompleta. Foi uma decisão importante para impulsionar nossos negócios, mas a experiência do editor realmente não mudou de maneira significativa. O nome mudou, mas o back end ainda era a plataforma da Wikia, como aqueles que assistem ao nosso github sabem muito bem. Para usar uma metáfora, simplesmente colocamos uma nova camada de tinta na casa velha.

A atualização para uma versão moderna do MediaWiki está criando uma nova base para uma casa melhor. O que estamos iniciando aqui é uma longa jornada para construir a plataforma Fandom, uma atualização de ponta a ponta que mantém a experiência geral do MediaWiki com a qual você está familiarizado, mas coloca extensões novas e modernas nas mãos dos editores. Os objetivos finais são a melhor experiência do editor e uma experiência de classe mundial para milhões de fãs.

Nós já falamos muito sobre o que significará a atualização do MediaWiki para a experiência do editor, então vamos falar sobre o acordo de longo prazo que estamos fazendo com você.

O caminho para a nova plataforma Fandom será longo e é importante para nós definirmos as expectativas certas. Isso vem com alguns compromissos que estamos fazendo com você, bem como compromissos que estamos pedindo de você em troca. Estamos chamando de Contrato da comunidade Fandom. É muito importante para nós que o contrato seja o centro da Central da Comunidade a partir de agora até que a nova plataforma Fandom esteja completa.


NÓS NOS COMPROMETEMOS...

  • Empregar uma estratégia de ganho/ganho em todas as decisões da plataforma. Se uma decisão não representar uma vitória para nós e para a maioria de usuários possíveis, talvez não valha a pena fazer. Vamos primeiramente abordar a comunidade, sabendo o que as torna felizes e saudáveis se traduz em uma plataforma mais bem-sucedida.
  • Buscar paridade de solução ou melhor. A nova plataforma resolverá os problemas existentes e também criará novas oportunidades, mas as soluções nem sempre serão as mesmas funcionalidades da plataforma legada. Se um recurso legado da Wikia precisar ser removido, procuraremos substituir a solução apresentada por um recurso igual ou melhor. Se um recurso não estiver mais oferecendo uma solução efetiva, no entanto, ele pode não ser substituído. Tais decisões serão comunicadas e nós solicitamos comentários e críticas sobre essas decisões.
  • Assumir a responsabilidade de dizer "não" às vezes. Nós não seremos capazes de satisfazer a todos. Embora estejamos buscando uma estratégia de ganho/ganho e paridade de solução, sabemos que há momentos em que temos que dizer “não” a alguns recursos ou solicitações e que nem todos concordarão. Se concordássemos com tudo, estaríamos fazendo um desserviço à estabilidade e ao futuro de nossa plataforma comunitária simplesmente reproduzindo os mesmos problemas tecnológicos que temos agora. As equipes de desenvolvimento e outros líderes da empresa são capacitados e responsáveis por tomar decisões finais sobre atualizações e alterações da plataforma.
  • Ser transparente sobre como e porque tomamos decisões sobre a plataforma. Embora nem sempre possamos compartilhar os dados específicos usados, tomaremos todas as decisões com forte apoio em dados e compartilharemos a justificativa para as decisões que tomarmos. Quando tivermos que dizer não, ou fazermos uma escolha difícil, você sempre saberá o porquê.
  • Comunicar com clareza e frequência. Este será um longo processo e você é um dos envolvidos no resultado, por isso é vital que nos comuniquemos com frequência. Esperamos que o tom e a frequência da comunicação que estabelecemos nos últimos meses lhe deem uma ideia do que esperar no futuro.
  • Entrar em contato com a comunidade quando necessário. Estamos construindo esta plataforma para você e para as futuras gerações de fãs. Embora tenhamos uma compreensão muito sólida do que você quer e precisa para a maioria dos recursos, algumas coisas exigirão input diretamente de nossos editores.
  • Ouvir críticas válidas e agir de acordo com elas. Recebemos muitas críticas, às vezes muito bem merecidas. Se você fizer uma crítica relevante, respeitosa, construtiva e acionável, iremos analisá-la e agir de acordo com ela - ou, se não estivermos agindo de acordo com ela, daremos uma explicação sobre essa decisão. Anúncios recentes do blog da equipe devem definir a expectativa de que tipo de ação sua crítica construtiva pode produzir.

NÓS PEDIMOS QUE VOCÊ...

  • Nos mantenha responsáveis e nos desafie. Nossos trabalhos estão a serviço das comunidades que consideram os sites do Fandom como sua família. Se não estamos cumprindo nossos compromissos, diga-nos! Nunca seja tímido em compartilhar críticas construtivas e dar feedback.
  • Seja paciente. Como eu mencionei, esta será uma longa jornada que vamos fazer juntos. Como todo software, a primeira versão da plataforma não será perfeita e haverá falhas para corrigir durante todo o seu desenvolvimento. Estamos comprometidos com as metas finais, não apenas enviando a primeira versão e chamando-a de missão cumprida.
  • Abrace uma mudança construtiva. Algumas das coisas construídas na plataforma Wikia foram versões altamente personalizadas dos recursos do MediaWiki. Conforme caminhamos para um MediaWiki mais moderno, haverá algumas mudanças. Comprometemo-nos a fornecer-lhe o máximo de informações detalhadas possíveis quando essas mudanças surgirem e, em retorno, pedimos que você aceite mudanças positivas como forma de construir comunidades melhores e mais profundas.

Esse é o contrato da comunidade Fandom. É nosso convênio vivo com você, nossos usuários. Este é um compromisso de toda a empresa para tornar o próximo capítulo na história do Fandom o melhor de todos.

Nós não podemos fazer isso sem você. Esperamos que você aceite e defenda os compromissos que delineamos.

Como este é o começo de um empreendimento importante, não teremos respostas para muitas perguntas específicas sobre funcionalidade, recursos, detalhes técnicos, etc., mas ficaremos felizes em responder às suas perguntas de qualquer maneira! Quer receber atualizações sobre os últimos posts de blog da equipe? Então clique aqui para seguir este blog.

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.