FANDOM


Para acessar o blog original, clique aqui

Olá a todos!

Este é um anúncio importante que muitos de vocês esperam há muito tempo. Estaremos embarcando em um grande empreendimento para atualizar as ferramentas e plataformas que são cruciais para a edição das wikis. Estamos muito animados em informar que estamos atualizando o MediaWiki no Fandom.

Honestamente, não temos muitos detalhes. Este será um processo muito longo. Embora eu não tenha informações específicas ainda, eu quero falar sobre o que está por trás dessa decisão e sobre o motivo porque essa atualização não foi feita antes.

Comentários da comunidade

Em agosto, iniciamos uma série de conversas com o Conselho da comunidade solicitando informações sobre várias áreas da plataforma. Isso incluiu como a equipe se envolve com os membros da comunidade, que tipo de conteúdo original (como vídeos e editoriais) nós fazemos e o que os usuários queriam ver em torno do desenvolvimento de produtos.

Uma das principais descobertas foi a percepção de que muitos recursos e ferramentas estavam desatualizados, o que levou ao Feature Derelict. Na verdade, esse fraseado exato veio especificamente do membro do Conselho Ursuul. Os principais pontos por trás disso são:

  • Os editores acham que não houveram desenvolvimentos suficientes por muitos anos.
  • Nosso foco parecia ser em novidades, sem ênfase em fortalecer o que já existia nas comunidades wiki.
  • Os recursos são removidos ou não suportados sem explicação ou substituição adequadas.
  • Nossa instância do MediaWiki está desatualizada, deixando administradores e usuários com ferramentas desatualizadas.

Tudo isso contribuiu para a percepção de que o Fandom não se importa com os editores. Nós sempre nos preocupamos com nossos usuários, mas as ações falam mais alto que palavras. Não havia suporte suficiente para a experiência do editor. Isso se conecta a outro feedback do Conselho, "falta de foco" - com os usuários achando que relegamos a experiência da wiki como certa e desenvolvida de modo prejudicial aos editores.

Esse e outros feedbacks motivaram o primeiro passo em direção a um foco mais forte na experiência do editor. Mas a questão ainda permanece: por que o MediaWiki não foi atualizado antes?

O Monólito MediaWiki

Por vários anos, parte de nossa abordagem para o desenvolvimento de novos recursos foi essencialmente “fixá-los” no MediaWiki. Nossa plataforma agora é composta por milhões de linhas de código e uma tonelada de dívida técnica. O resultado disso é que nossa instância do MediaWiki se tornou um monólito intocável. Com a exceção de recursos como Discussões, que foi projetado de tal forma que não contribuiu para este monólito, os tentáculos da MediaWiki estão em toda parte e tocam em tudo.

Qualquer tentativa de atualizar o MediaWiki, portanto, significaria que o site seria quebrado.

Nós tentamos isso uma vez antes. Nossa última atualização do MediaWiki foi em 2012, então já faz muito tempo. Quando fizemos essa atualização, com menos dívidas tecnológicas e emaranhamento, o site acabou ficando cheio de bugs que demoravam muito tempo para serem consertados. Assim, com muito mais anos de desenvolvimento após essa atualização, qualquer tentativa adicional de atualizar nossa instância do MediaWiki teria sido impossível em nossa plataforma atual. É por isso que nos referimos a ela como uma versão bifurcada do MediaWiki 1.19.

A solução, então, é que teremos que construir uma nova plataforma Fandom para ter uma versão atualizada do MediaWiki. Vamos criar essa plataforma, executá-la em uma versão moderna do MediaWiki e, em seguida, adicionar os recursos personalizados adequados de tal forma que ela não crie a teia emaranhada que temos agora. O resultado final será uma experiência com a qual você está familiarizado, mas executando softwares modernos e com melhores conjuntos de ferramentas para editores da wiki.

Isso é um empreendimento enorme. Vai levar muito tempo e utilizar muitos recursos. Então, por que fazer isso?

A Experiência do Editor

Qualquer projeto desse tamanho precisa ter um benefício claro. E para nós, o benefício é a oportunidade de fortalecer a fundação do site. E não me refiro apenas a software. Você é a fundação do site. A fim de crescer e ter experiências positivas continuadas no Fandom, nós temos que ser a melhor plataforma possível para as wikis.

Com o feedback que recebemos do Conselho e assim que iniciarmos o processo de reorganização da empresa com a adição da Gamepedia à família do Fandom, a necessidade de renovar nosso foco ficou clara. Nós não podemos ser a melhor plataforma wiki se os editores não se sentirem apoiados e se não tiverem ferramentas modernas para construir e fazer as comunidades crescerem.

Você provavelmente já viu posts anteriores na Central da comunidade dizendo que as wikis estavam no centro do que estávamos fazendo, mas você realmente sentiu isso no seu dia a dia? É seguro dizer que a resposta é não. O feedback do Conselho foi correto: à medida que buscávamos crescer em outras áreas, isso acontecia às custas da experiência de edição da wiki. Nós concordamos com isso. A verdade é que o crescimento só funciona se houver uma forte experiência de edição das wikis, além de ampliar o que os fãs podem fazer no Fandom.

Essa oportunidade de melhor atendê-lo e construir comunidades mais fortes e saudáveis é o maior benefício de uma atualização do MediaWiki. É a única maneira que podemos ser bem sucedidos a longo prazo.

A partir desse conceito, surgiu a equipe da Experiência do editor, na qual agora trabalho. Nosso trabalho é tornar a vida melhor para os editores, já que reconhecemos o investimento significativo que eles fazem e o impacto que têm em nossas wikis. Vocês são partes interessadas nesse processo, então coordenar o lado do usuário da atualização do MediaWiki será nosso trabalho. Estaremos aqui para solicitar informações dos usuários, além de atualizá-los sobre nosso progresso.

Qual é o próximo passo?

A atualização do MediaWiki levará muito tempo. Existem camadas e camadas de recursos especializados para dissecar e 10 anos de dívida e códigos de tecnologia para desvendar lentamente. Precisamos entender completamente onde podemos alavancar o trabalho existente (incluindo os recursos do Gamepedia!), onde podemos usar os desenvolvimentos no MediaWiki moderno, onde podemos trazer novas extensões e muito mais.

Quando tivermos a plataforma rodando em uma versão moderna do MediaWiki, poderemos nos mover e melhorar mais rapidamente. Não teremos que desenvolver soluções internas para as coisas que existem graças ao trabalho de desenvolvimento do MediaWiki, da Wikimedia Foundation e aos criadores de extensões. Não teremos tantos erros que precisam ser consertados. Tudo isso significa que mais tempo pode ser gasto ajudando você com novas funcionalidades para melhorar a edição!

Não estamos prometendo um prazo específico, porque queremos fazer isso corretamente e não nos apressarmos. Dito isto, estamos assumindo o compromisso de fornecer a você uma atualização sobre nosso progresso nos próximos meses.

Este é o primeiro passo da jornada, por isso podemos não ter as respostas específicas para as perguntas que você tem agora. Mas faremos o melhor para responder e receber feedback e questões para discussões. Quer receber atualizações sobre os últimos posts de blog da equipe? Então clique aqui para seguir este blog.

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.