FANDOM


"Como as pessoas podem encontrar minha wiki?" essa é uma pergunta antiga. A maioria das pessoas encontra wikis através da pesquisa no Google. No próprio Fandom, nunca houve uma maneira verdadeiramente eficaz de exibir conteúdo de outras wikis nas quais as pessoas possam se interessar. Temos o módulo Páginas populares no lado direito e o Feed dos fãs na parte inferior da página, mas seus comentários nos últimos anos foram claros - eles nem sempre são relevantes, e o Feed dos fãs é enorme na parte inferior.

Hoje, estamos empolgados em falar sobre um projeto em que estamos trabalhando ao longo do ano, que ajudará os fãs a descobrir melhor o conteúdo que você cria e, o mais importante, conteúdo que é relevante para eles.

Estamos criando uma taxonomia global que poderemos usar em nossa plataforma atual e na Plataforma da Comunidade Unificada.

O que é uma taxonomia global?

A taxonomia é um sistema que utiliza dados estruturados para entender o relacionamento entre diferentes partes do conteúdo e como podemos conectá-los de uma maneira que facilita a descoberta das pessoas. No momento, não sabemos realmente como as páginas se relacionam entre si do ponto de vista estrutural. Do ponto de vista técnico, nossa estrutura de página é "plana" - ou seja, todas as páginas wiki são entendidas como páginas sem valor relacional entre si. É claro que temos categorias de wiki, mas elas mostram apenas o relacionamento entre as páginas em uma única wiki, e não como elas podem se relacionar com as páginas de todos as outras wiki.

O que nossa nova taxonomia global nos permitirá fazer é construir esses relacionamentos. Em um nível fundamental, poderemos entender que a wiki Battlefront está conectada a Wookieepedia, que Luke Skywalker é rotulado (por meio de dados estruturados) como um personagem e que Luke Skywalker na wiki Battlefront é o mesmo personagem que Luke Skywalker na Wookieepedia. Este é um exemplo bastante simples, mas oferece uma ideia do tipo de conexão que estamos estabelecendo nos dados, permitindo que wikis com conteúdo relacionado sejam documentadas de uma maneira que as conecte.

Por que isso é importante?

Uma taxonomia global oferecerá aos fãs a capacidade de descobrir conteúdo interessante e relevante. Assim como a Netflix determinou que é provável que os espectadores de "Parts Unknown" de Anthony Bourdain se interessem em "Explained" por meio de hábitos de visualização, podemos determinar que os visitantes da Wiki do Call of Duty provavelmente se interessarão na wiki My Little Pony. E não, eu não estou inventando isso. Isso é uma coisa real! E com uma taxonomia global, poderemos descobrir onde existem mais dessas conexões não tão óbvias entre comunidades, tirar conclusões sobre prováveis interesses e aplicar o que aprendemos a produtos como nossas recomendações em todo o site.

Isso ajudará a resolver um grande problema que a comunidade identificou ao longo dos anos - falta de recomendações de conteúdo relevantes. O módulo Páginas populares (usado anteriormente para exibir o conteúdo editorial do Fandom.com) e o Feed dos fãs geralmente recomendavam conteúdo que era tendência no Fandom, mas não necessariamente relevante para a pessoa que o visualizava. Administradores e usuários nos diziam que não entendiam por que um jogador estava vendo recomendações de conteúdo para uma série de anime, e nossa resposta foi que as pessoas são fãs de muitas coisas. O que é verdade, mas os consumidores também anseiam por relevância e a Taxonomia Global nos dará a oportunidade de atendê-los com conteúdo que acreditamos (por causa de uma base orientada por dados) ser de interesse.

Aqui está um bom caso de uso: Game of Thrones acabou de terminar este ano. O que devo assistir a seguir? Por meio de uma taxonomia global baseada em dados, temos a oportunidade de responder a essa pergunta. Saberemos as relações entre diferentes programas de fantasia e, com base no que outros fãs de Game of Thrones viram no Fandom, poderemos recomendar um novo programa para as pessoas assistirem. E não apenas shows, mas também jogos, livros, filmes e muito mais com base nesses interesses.

Quando você começará a ver resultados?

Muito do trabalho em Taxonomia Global ao longo de 2019 foi fundamental, como configurar rótulos e trabalhar com nossos Gerentes de Wiki e Membros da Equipe de Conteúdo na associação de páginas de wiki aos rótulos de conteúdo apropriados. Queríamos garantir que a experiência desses grupos, composta por administradores de toda o Fandom e Gamepedia, fosse usada para garantir a precisão do nosso sistema de rotulagem. Nos primeiros meses de 2020, lançaremos um programa piloto que usará esses dados relacionais em uma nova experiência de recomendação.

Para este programa piloto, redirecionaremos o Feed de fãs para exibir recomendações baseadas em dados com base em nossas descobertas iniciais em Taxonomia Global. Não será perfeito no começo, mas é um passo para tornar o Feed de fãs mais relevante para os interesses do usuário. As conclusões deste piloto fornecerão informações valiosas para o desenvolvimento não apenas de uma experiência de recomendação mais robusta na Plataforma da Comunidade Unificada, mas também de um design novo e aprimorado para a experiência do Feed de fãs. Também achamos que isso servirá como uma substituição efetiva dos rodapés de wiki relacionados que as comunidades costumam usar, tornando-se um mecanismo de recomendação automatizado em vez de um modelo com curadoria manual.

Embora este programa faça parte da Plataforma da Comunidade Unificada, devo observar que eles são projetos separados e a Taxonomia Global também será lançada na atual plataforma Fandom. Ele não será lançado na plataforma Gamepedia, mas as comunidades Gamepedia terão isso como um benefício em estar na Plataforma da Comunidade Unificada quando o Fandom e a Gamepedia se unirem oficialmente.

Vamos recapitular

Isso é muita informação, então aqui está o resumo:

  • Semelhante a sites como o Netflix que possuem mecanismos de recomendação, estamos construindo uma Taxonomia Global para ver como as wikis estão interconectadas e usando isso para melhorar a capacidade do usuário de descobrir wikis relacionadas.
  • Prevemos que nosso novo projeto de Taxonomia Global criará uma experiência melhor para nossos fãs, mostrando a eles conteúdo relacionado que será interessante para eles. Com isso, exploraremos a melhor maneira de envolver todo o público, editores de wiki e leitores.

Esta é uma grande iniciativa do Fandom e estamos muito animados em compartilhar isso com você hoje. Se você tiver alguma dúvida sobre as informações iniciais aqui, envie comentários!

Quer receber atualizações sobre os últimos posts de blog da equipe? Então clique aqui para seguir este blog.

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.