FANDOM


Olá pessoal!

Está na hora de falar sobre a Plataforma Unificada da Comunidade (UCP em Inglês) novamente. Para esse post eu gostaria de brevemente voltar atras e providenciar um pouco mais de contexto antes de entrar em detalhes sobre o projeto. Após isso, nós podemos falar sobre o que significam a Fase 1 e a Fase 2, a agenda e algumas especificidades da fase 1 que vocês precisam saber agora.

O que é a Plataforma Unificada da Comunidade?

No essencial, a Plataforma Unificada da Comunidade visa reunir as wikis do Fandom e da Gamepedia na mesma versão do MediaWiki, servindo como base sobre a qual podemos inovar. No momento, a plataforma Fandom é uma versão muito personalizada do MediaWiki 1.19. Isso foi feito intencionalmente. O processo de atualização e o ritmo de desenvolvimento de recursos da Wikimedia Foundation não podiam, naquele momento, atender às necessidades da Wikia. Nossa solução foi construir as funcionalidades necessárias por conta própria. Na época, essa foi a decisão correta. Desde então, o ritmo de desenvolvimento do MediaWiki superou o nosso e, portanto, a mudança para permanecer atualizada com o MediaWiki é a solução certa agora. Atualmente, existem milhões de linhas de código personalizado na plataforma Fandom (Fato interessante: a base de código ainda é chamada de Wikia) e migrar para uma nova base de código sem esses milhões de linhas personalizadas nos dará uma arquitetura mais limpa. Além disso, a nova plataforma começa no MediaWiki 1.33.

Embora esse seja um grande salto adiante, sabemos que ele não trata de todos os problemas da plataforma. No entanto, existem benefícios específicos para configurar esta nova plataforma:

  • Nós teremos os recursos mais recentes da Wikimedia Foundation (mantenedores do software MediaWiki). Nos sete anos desde a última atualização do software MediaWiki principal do Fandom (a base da plataforma wiki), houve muitas melhorias feitas nesse software pela Wikimedia Foundation, que também supervisiona a Wikipedia. A criação de uma nova plataforma baseada no software MediaWiki mais recente nos permite oferecer essas melhorias, além de facilitar a manutenção de nossa versão atualizada, à medida que a Fundação continua a fazer ainda mais melhorias no futuro. Os usuários da Gamepedia já estão familiarizados com algumas dessas melhorias, mas para os usuários da Gamepedia e do Fandom, a plataforma combinada significa uma equipe maior para trabalhar em atualizações e novas ferramentas para os editores avançarem. Uma vitória para ambas as plataformas.
  • Isso facilitará a ativação de extensões mais novas e modernas. O MediaWiki permite que os hosts adicionem extensões que trazem novas ferramentas para a plataforma que os editores podem usar para construir suas comunidades. Eles são mantidos por desenvolvedores externos, como mods ou addons em um videogame. Essas extensões geralmente têm requisitos de compatibilidade e muitas novas não estão disponíveis para a plataforma Fandom devido à versão datada do MediaWiki que estamos executando. Ao migrar para o MediaWiki 1.33, podemos obter a funcionalidade de tais extensões sem precisar fazer engenharia reversa. Para a Gamepedia, uma equipe de desenvolvimento maior significa que podemos assumir um volume ou cadência de revisão maior para novas extensões, algo que os editores e administradores da Gamepedia têm solicitado nos últimos anos.
  • Desenvolvimento e implementação mais rápidos de novos recursos para o Fandom e a Gamepedia Tendo uma plataforma única, podemos criar novos recursos e implanta-los em todas as wikis, em vez de dobrar nosso esforço para atender duas plataformas com diferenças significativas no código. Por exemplo, os administradores do Fandom e da Gamepedia perceberão que o recurso Painel de Analises, desenvolvido por nossas equipes como código personalizado, possui diferenças distintas nos dados e na função, dependendo da plataforma. Se estivéssemos na plataforma unificada, esse recurso poderia ter sido implementado uma vez sem grandes diferenças. Além disso, a experiência combinada dos desenvolvedores do Fandom e da Gamepedia em uma única e moderna plataforma MediaWiki significa que teremos um site mais rápido e confiável para todos os usuários. Sei que os editores da Gamepedia ficarão muito felizes com as velocidades de carregamento de página aprimoradas e a estabilidade do site.
  • Edição móvel em todo o Fandom! No ano passado, fizemos algumas pesquisas sobre como os usuários da Gamepedia fizeram a transição do consumo passivo de conteúdo wiki para a contribuição ativa de editores e os resultados nos surpreenderam. 34% dos editores pesquisados ​​relataram que sua primeira edição na Gamepedia ocorreu em um dispositivo móvel. Ao trazer uma melhor experiência de edição móvel para o Fandom, estamos reduzindo a barreira da entrada na edição e na manutenção de comunidades wiki que não sejam em Inglês, que têm muito mais probabilidade de ter os primeiros visitantes através de dispositivos móveis. Por exemplo, dos usuários da Internet que falam Espanhol, 67% são de dispositivos móveis.
  • Combinando os melhores recursos das duas plataformas. Muitos dos recursos personalizados do Fandom tornaram a atualização diretamente na base de código atual um desafio que optamos por construir a partir do zero e depois mover o conteúdo do wiki. Com esse processo, aprendemos muito com esses recursos personalizados e eles provaram que wikis e mais recursos sociais podem viver lado a lado. Da mesma forma, a Gamepedia obteve grande sucesso com recursos como o sistema Achievements, que alimenta o Gamepedia Pro. Na Plataforma da Comunidade Unificada, procuraremos combinar o melhor dos dois mundos em uma experiência fantástica da comunidade, profundamente enraizada no conteúdo de referência dos wikis, mas também abraçando a expressão apaixonada dos fãs.


Os estágios do lançamento da UCP

Acabei de passar por muitas coisas, então fique à vontade para respirar. Woooosah. Woooosah.

Vamos falar sobre como o trabalho será dividido.

Fase 1 - Foco atual

Atualmente estamos na Fase 1 do desenvolvimento da UCP e essa fase é amplamente focada no lado técnico das coisas e na transferência de tudo para a plataforma. Não envolve grandes alterações no visual ou revisões de conjuntos de recursos. Em breve, abriremos como uma plataforma de produção. Os seguintes estágios de lançamento ocorrerão nos próximos 5 meses.

  • Estágio de teste interno. No momento, estamos realizando testes internos no UCP com nossas equipes de produtos e engenharia, nossas equipes da comunidade de crescimento e muitos de nossos gerentes da Wiki. O objetivo é descobrir o maior número possível de problemas possíveis e corrigi-los antes que o UCP se torne público.
  • Novo estágio da Wiki. Primeiro, mudaremos o processo de criação do wiki do Fandom para que todas as novas wikis (com algumas exceções baseadas no critério da equipe) sejam criados no UCP. Durante esse período, a UCP para comunidades do Fandom serão o MediaWiki principal com a aparência do Oasis. Muitas extensões ainda estarão no processo de desenvolvimento, mas a experiência principal do wiki estará presente e todos os casos de uso, exceto os mais avançados, serão atendidos. Para wikis que exigem recursos mais avançados, a equipe do Fandom poderá mudar as wikis necessárias de volta para a plataforma antiga. Ao fazer isso, podemos ver como o UCP funciona no mundo real. Todos os testes internos não podem ser comparados ao conhecimento que obtemos de pessoas de fora da empresa que usam a plataforma.
  • Simple Fandom Wikis Stage. Quando estivermos convencidos de que o UCP está funcionando corretamente em aplicativos do mundo real, passaremos para o próximo estágio de lançamento, no qual coletamos entre 3.000 e 4.000 wikis e as transferimos para a nova plataforma. Isso nos permitirá ver o desempenho das wikis pré-UCP na nova plataforma. As wikis serão escolhidas por uma mistura de voluntariado de administradores e seleção de funcionários, e selecionados com base na complexidade e necessidade de wikis para garantir que estejam preparadas para o sucesso na UCP. Se um wiki depende muito de uma extensão que ainda não configuramos na UCP, não será elegível para essa transição.
  • Wikis Fandom Restantes. Após uma análise de dados completa das wikis recém-criadas e das wikis migradas, começaremos a migrar wikis adicionais em grandes lotes à medida que alcançamos marcos de desenvolvimento que respondem pela funcionalidade necessária. As migrações finais das wikis do Fandom serão aquelas que contam com o Semantic MediaWiki, a última funcionalidade herdada do Fandom que faremos a transição. SMW é - para dizer de maneira mais leve - uma enorme lata de minhocas, que deve ser abordada por último por várias razões.
  • Migração da Gamepedia. Depois de migrar a maioria das wikis do Fandom para o UCP e ficarmos satisfeitos com a forma como elas estão rodando na plataforma, começaremos a passar as wikis da Gamepedia para a nova base de código usando uma migração em fases estratégia que se concentra fortemente no monitoramento de dados para garantir que não impactemos o tráfego ou a funcionalidade. Quando todas as wikis de ambas as plataformas forem transferidos para o UCP, as versões herdadas do Fandom e da Gamepedia serão encerradas e avançaremos em uma única plataforma.

Na Fase 1, as wikis do Fandom e Gamepedia manterão suas skins existentes - Oasis para o Fandom e Wikia.org, e Hydra para a Gamepedia.

Fase 2 - Atualmente em pré-produção

Quando o trabalho da Fase 1 estiver concluído, poderemos começar a focar na experiência geral do usuário com melhorias e novos desenvolvimentos. Como o trabalho está em grande parte em pré-produção, não há muitos detalhes sobre o que está por vir, mas aqui está uma visão geral de alto nível:

  • Aparência unificada entre plataformas e dispositivos. As experiências do Fandom e da Gamepedia são muito diferentes hoje em dia, mas estamos trabalhando duro para projetar uma nova experiência de wiki que reúna o melhor do tema do Fandom e das capas da Gamepedia. Construir uma aparência mais consistente entre as wikis é fundamental para melhorar a experiência do fã para todos os tamanhos de tela e tipos de dispositivo. Buscaremos ativamente a entrada e o feedback do usuário para esse processo.
  • Várias opções de personalização - nenhum tamanho serve para todos. A aparência visual da sua wiki é uma maneira importante de mostrar a identidade da sua wiki. Ter uma experiência de personalização robusta que permita que a expressão apaixonada seja da maior importância, mas preservar uma boa experiência do usuário também é crucial. Iremos procurar novas maneiras de ajudar a dar vida à sua comunidade de maneira responsável, que seja portátil através de experiências e incluiremos mais de uma opção para a aparência da sua wiki.
  • Fluxos de trabalho aprimorados para administradores e editores. Nossa equipe de pesquisa em experiência do usuário vem conversando com administradores e editores há meses para entender melhor os fluxos de trabalho em cada plataforma e como podemos fazer alterações para facilitar sua vida. No final deste ano, as equipes de Produto, Design e Engenharia estarão trabalhando para transformar seus comentários em uma realidade melhor. Portanto, fique atento!
  • Melhor capacidade de descoberta e otimização de mecanismo de busca (SEO) Nossa equipe de SEO tem uma posição crítica na mesa do trabalho da UCP, aconselhando-nos sobre como garantir que ajudamos sua incrível wiki a ser notada pelos sites de busca. Ao mesmo tempo, queremos diminuir sua dependência dos mecanismos de pesquisa para atrair novos leitores e possíveis editores. Enquanto projetos como Taxonomia Global já estão em andamento para iniciar essas melhorias, mais trabalho pode ser feito para melhorar o processo de descoberta de wiki.
  • Novas experiências de integração e personalização. Quando houver ferramentas e funções melhores para atrair novos usuários para as suas wikis, nosso próximo objetivo é convertê-los em usuários registrados e editá-los ou envolvê-los em suas discussões. Esperamos melhorar esse processo e, portanto, ajudar a expandir suas comunidades.

Mas e as mudanças na Fase 1?

Para a Gamepedia, não há grandes mudanças na funcionalidade principal, pois a plataforma foi recentemente atualizada para o MediaWiki 1.33 como parte do projeto UCP e, portanto, não precisa mudar muito. Como dito anteriormente, a Fase 1 também não inclui uma alteração na skin.

Para o Fandom, temos algumas áreas nas quais podemos aproveitar algumas melhorias durante a Fase 1. Nem todas estarão disponíveis no Dia 1 da Fase 1, mas serão implementadas ao longo do caminho.

  • O Editor. Ah, sim, estamos entregando o novo editor do MediaWiki para você na Fase 1. Quando o New Wikis Stage iniciar, teremos o novo VisualEditor com a guia Editor de código em execução. Isso atende aos casos de uso do editor consistentes com a funcionalidade disponível nesse estágio da distribuição e garante que você possa editar tanto no modo de fonte quanto no visual. Antes de converter as wikis existentes para o UCP, teremos o novo VisualEditor e o Wiki Editor, uma experiência de edição de código mais robusta que pode interagir com extensões.
  • Melhorias nas discussões / feeds 'Seja como discussões ou feeds, o recurso está recebendo algumas melhorias em seu layout como parte da Fase 1, graças ao feedback acionável das comunidades muito apaixonadas que usam muito o Fórum (que está para ser aposentado). Os usuários poderão alternar entre a aparência atual ou uma aparência condensada que se assemelha a aparência herdada do fórum. Além disso, estamos destacando o seletor de categorias, pois os fóruns serão convertidos em categorias à medida que as comunidades fizerem a transição. Este não é o fim do desenvolvimento de Discussões / Feeds, pois sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito para atender às necessidades de nossas comunidades sociais mais engajadas. Este é apenas um primeiro passo e uma demonstração de boa fé para os usuários do Fórum e para os usuários antigos das Discussões.
  • 'Nova criação de wiki.' Assim que habilitarmos a criação de novas wiki no UCP, esses usuários receberão um novo processo de criação de wiki. Quando você iniciar uma nova wiki, o sistema procurará wikis existentes em nossa rede que possam atender às suas necessidades e, se encontrar outras semelhantes, exigirá que você reconheça que já existe uma wiki semelhante e indique seu motivo para criar a nova wiki. Existem várias opções válidas do por que você criar uma nova wiki no mesmo assunto de outra wiki, mas queremos garantir que suas wikis existentes sejam protegidas da concorrência por usuários que não sabem o que desejam ou - pior - estão tentando ativamente competir com as wikis existentes. Nossa equipe revisará as criações de wiki sobrepostas para determinar se a sobreposição é aceitável ou não.

E, é claro, prometemos a você informações sobre substituições no mural de mensagens, nos comentários dos artigos e no perfil. Mais detalhes ainda estão por vir!

  • Mural de mensagens ainda permanecerá no seu perfil e servirá o mesmo caso de uso principal de hoje, a comunicação pública de usuário para usuário por wiki. Seu conteúdo antigo do Mural de mensagens passará para o novo sistema. As páginas de discussão permanecerão para as wikis que optaram por usá-las.
  • Comentários sobre o artigo ainda estará na parte inferior das páginas dos artigos para as wikis que os ativaram e todo o conteúdo será transferido para a nova implementação. O objetivo de uso permanece o mesmo: apresentar seus comentários sobre o conteúdo de um artigo (ou um objetivo de uso exclusivo que sua wiki possa ter desenvolvido para o recurso!)
  • Perfil foi redesenhado com um novo visual e algumas opções adicionais. A versão de linha de base resolve o mesmo caso de uso da página de perfil existente, mas também servirá como base para recursos adicionais focados no usuário nos quais estamos trabalhando para a Fase 2 e além.

Em conclusão, a Fase 1 é o nosso trabalho para executar as wikis existentes na nova base de código. Incentivamos você a se envolver com novas wikis para ter uma idéia das mudanças que estamos fazendo. Quando esse trabalho estiver concluído, passaremos para novas experiências e aprimoraremos os recursos existentes da wiki na Fase 2.

Enquanto rodamos a nova plataforma por meio de extensos testes internos, seus comentários sobre o desempenho serão críticos à medida que criarmos um novo Fandom e Gamepedia. Nas próximas semanas, publicaremos blogs adicionais da equipe aqui com mais informações sobre os novos recursos de substituição e esperamos discuti-los com você.

Quer receber atualizações sobre os últimos posts de blog da equipe? Então clique aqui para seguir este blog.

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.